Urologista | Oncologista | Cirurgia robótica | Tratamento do câncer de bexiga
Câncer de Bexiga
Prevenção | Diagnóstico | Tratamentos
Câncer de Bexiga
O câncer de bexiga é a segunda neoplasia maligna mais frequente do sistema urinário, ficando atrás apenas do câncer de próstata.
Os sintomas mais frequentes são: ardência ao urinar, sangramento na urina, dor abdoinal baixa e perda de peso. Entretanto, a maioria dos casos são diagnosticados em estágios iniciais e sem sintomas.
Os principais fatores de risco para o câncer de bexiga são:
-
Tabagismo
-
Contato cronico com derivados do petróleo
-
Infecção urinária crônicas
-
Radioterapia na região pelvica
-
etc...
O diagnóstico pode ser feito atraves de exames de imagem, pesquisa de células docâncer na urina ou através da realização de uma endoscopia do órgão. É necessário uma biópsia para identificar o tipo, agressividade e ponfundidade de invasão.
O tratamento depende da quantidade lesões, agressividade e o estágio em que a doença foi descoberta.
A raspagem pos endoscopia de todas as lesões pode sem associada a aplicação de um imunoterápico (a BCG) no interior da bexiga, com o objetivo de diminuir o risco de recorrência.
Em casos onde a lesão já comprometeu a musculatura da bexiga, a remoção completa do órgão pode ser indicada, juntamente com a reconstrução do sistema urinário.
A Clinica Uro Onco tem um time de especialistas e equipe integrada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de homens e mulheres que lutam contra o câncer de bexiga.
Leia aqui o artigo que preparei sobre câncer de bexiga ou assista aos vídeos sobre avaliação e tratamento (Vídeo 1 | Vídeo 2)