UA-116285209-1

Implante de cateter de Duplo - J

Orientações antes da cirurgia

ORIENTAÇÕES GERAIS IMPORTANTES

 

 

Antes da cirurgia:

- Na internação hospitalar, leve todos os exames realizados para a cirurgia.

- O jejum para a cirurgia deve ser de pelo menos 8 horas, incluindo água.

- Alergias a medicamentos, látex, alimentos e outros devem ser informados a equipe médica e de enfermagem no momento da internação.

- Medicações anti-hipertensivas (remédios para pressão alta) devem ser tomados até mesmo no dia da cirurgia com a mínima quantidade de água para engoli-los.

 

- Algumas medicações devem ser interrompidas previamente a cirurgia:

- Hipoglicemiantes orais (remédios para diabetes) devem ser suspensos na véspera da cirurgia.

- Antiagregantes plaquetários como ácido acetilsalicílico (AAS®, Somalgin®, etc.) e clopidogrel (Plavix®, etc.) devem ser suspensos pelo menos 7 dias antes da cirurgia se o paciente fizer uso de apenas uma destas medicações. Se utilizar as duas medicações, o uso deve ser interrompido 10 dias antes do procedimento cirúrgico.

- Pacientes que utilizam anticoagulantes como Varfarina (Marevan®) ou Rivaroxabana (Xarelto®) devem interromper a medicação por 5 e 3 dias, respectivamente. Neste período, alguns pacientes necessitarão utilizar Enoxaparina Sódica ou Heparina Não-fracionada até a véspera da cirurgia.

 

Após a cirurgia:

- Após o retorno da cirurgia para o quarto, quando o paciente já estiver bem acordado, poderá se alimentar com a dieta prescrita pela equipe médica. A alimentação deverá ser feita de acordo com a aceitação do paciente. Neste momento, é possível sair do leito para caminhadas no quarto, com auxílio de um familiar ou membro da equipe de enfermagem.

- Em geral, após a colocação do cateter duplo J não existe necessidade de uso de sonda vesical, porém em determinadas situações este dispositivo pode ser necessário.

- O tempo de internação hospitalar, em geral, é de 1 dia.

 

Após a alta hospitalar:

 

- Sintomas como disúria (ardência ou dor ao urinar) e urgência (forte vontade de urinar) são comuns nos primeiros dias após a colocação do cateter duplo J e tendem a diminuir progressivamente.

- Pequenos sangramentos ao urinar podem acontecer nos primeiros dias.

 

- Alimentação:

- Não existem restrições alimentares específicas, devendo o paciente se alimentar de forma saudável.

- Líquidos (água, chá e sucos naturais) podem ser ingeridos de maneira abundante.

 

- Atividades Físicas:

- Na primeira semana após a cirurgia, o paciente deve manter repouso relativo, evitando atividades profissionais intensas, carregar pesos e executar qualquer tipo de exercício físico intenso. Entretanto, neste período, é importante que o paciente se movimente de maneira cuidadosa, estando liberado para caminhadas diárias cuidadosas.

- Após 1 semana de cirurgia, o paciente poderá realizar atividades suaves como caminhadas pouco mais longas. Atividades profissionais que não exijam esforço físico podem ser retomadas se o paciente desejar.

- O paciente é liberado para dirigir veículos automotores, em geral, após 7 dias de pós-operatório.

- Após a alta, o paciente pode subir e descer escadas de maneira cuidadosa.

 

- Medicações:

- No momento da alta, você será orientado sobre as medicações que utilizará em casa. Em geral, são prescritos analgésicos para dores leves. Antibióticos são utilizados apenas de maneira profilática antes da cirurgia e não são prescritos para casa a não ser em casos selecionados que a equipe médica julgue necessário.

 

- Atenção: Em caso de dores intensas que não melhore com os analgésicos prescritos, sangramentos importantes na urina, febre, falta de ar associada a dor durante a respiração, mal-estar associado a queda da pressão ou qualquer outra complicação ou dúvida, dirija-se diretamente a emergência do Hospital onde foi operado(a).

 

- Observação: Estas são informações que servem como orientações gerais para o paciente. Não substitui a orientação pessoalmente dada pelo médico assistente e que deve ser individualizada de acordo com características do paciente, de sua doença e da operação programada.

©  2019 por Clínica Uro Onco. Responsável técnico: Dr. Bruno Benigno CRM SP: 126265

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social