UA-116285209-1 Laparoscopia | Clinica Uro Onco - Urologia e Oncologia | Brasil

©  2019 por Clínica Uro Onco. Responsável técnico: Dr. Bruno Benigno CRM SP: 126265

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social

Prostatectomia Laparoscópica ou Cirurgia por Vídeo

Centro especializado no tratamento do câncer e doenças benignas dos sistemas u rinário e reprodutor | Especialistas em São Paulo

A cirurgia por video, ou laparoscopia, é uma modalidade de tratamento minimamente invasivo para doenças benignas e malignas da próstata. Representa uma via de tratamento onde o cirurgião faz pequenas incisões no abdome para a passagem de uma microcâmera e finas pinças.

Câncer de Rim​

A maioria dos tumores benignos e malignos dor rins podem ser tratados com esse tipo de abordagem cirurgica.

O método ainda não é amplamente disponível no sistema público e re restringe a centros com capacidade de tratar casos com mais complexidade, com equipe cirurgica experiente com o método.

Câncer de Bexiga

No Brasil, a maioria dos casos de câncer de bexiga ainda é tratado com a cirurgia aberta. Entretanto, em centros  de referência, é possível a realização deste tipo de operação utilizando este método.

Hiperplasia benigna da próstata

A hiperplasia benigna da prostata é uma condição que acomete muitos homens no mun do todo. Cosiste no aumento do volume da próstata, levando a uma dominuição do calibre da uretra e ao surgimento de sintomas urinários, como jato farco e dificuldade para esvaziar a bexiga.

Em homens com próstatas muito volumosas, a cirurgia por vídeo pode ser uma opção de tratamento.

Vantagens

A cirurgia por vídeo é considerada um método pouco invasivo, com a vantagem de menor dor após a cirurgia, menor sangramento durante a operação, alta mais rápida para casa e resultados semelhantes ou melhores que a cirurgia tradicional aberta.

Desvantagens

Requer uma estrutura hospitalar de alta complexidade; equipe cirurgica com grande experiência; aumento dos custos hospitalares de assistência e ainda está restrita a uma quantidade limitada de centros no País.

Robótica vs Laparoscópica

A cirurgia robótica representa um avanço da técnica laparoscópica, onde o cirurgião tem acessso à visão tridimensional do operatório, visualização ampliada das estrutiras anatomicas e a capacidade de movimento das pinças com angulação melhor que a mão humana em espaços muito limitados.

Ambas compartilham os mesmos benefícios em termos de pouco sangramento e tempos de internação. Porém alguns estudos indicam que a recuperação tende a ser mais rápida com a utilização de métodos robóticos.

Custos

No Brasil, as operadoras de saúde cobrem os custos hospitalares da maioria das cirurgias laparoscópicas.

A cobrança de honorários médicos dependerá do modelo de remuneração de cada equipe.

A Clínica Uro Onco possui um time de especialistas que são referência nacional em técnicas laparoscópicas e robóticas. Consulte aqui a lista de hospitais que atuamos na cidade de São Paulo