top of page
  • rp84040

Tratamento para rim dilatado (hidronefrose)

Atualizado: 11 de jan. de 2023



A Hidronefrose é um distúrbio do rim que resulta da dificuldade de drenagem de urina e a consequente dilatação do sistema urinário.


A obstrução pode ser causada por qualquer estreitamento no sistema urinário, do rim até a uretra.
A identificação do ponto exato da obstrução é o primeiro passo da investigação da Hidronefrose.

Diagnóstico da Hidronefrose

  • Exames de imagem, ultrassom ou tomografia;

  • Exame físico do paciente.


Sintomas mais frequentes da hidronefrose:


  • Dor nas costas, náuseas e dor abdominal são os sintomas mais frequentes;

  • 20% dos pacientes são assintomáticos.


O tratamento para rim dilatado pode variar, dependendo da causa de base.




Se a hidronefrose for causada por um calculo renal, o tratamento deve ser a implosão e remoção dos cálculos.


Se a hidronefrose for causada por uma condição relacionada ao câncer ou à radioterapia, o tratamento dever seguir o protocolo adequado para o estágio da doença.


Em situações onde não é possível desobstrução imediata através da remoção da causa de base, um fino cateter de duplo J pode ser alternativa para garantir a drenagem do sistema urinário.




Além do tratamento específico, a intervenção também pode incluir o uso de medicamentos para ajudar a aliviar a dor e o inchaço.


Os medicamentos mais comuns que são usados para o tratamento da dor são:

  • Os analgésicos opioides, como derivados da morfina;

  • Analgésicos não opioides, como anti-inflamatórios e o Buscopan.


Outro aspecto importante do tratamento da hidronefrose é a hidratação. O objetivo é aumentar a quantidade de líquidos que o corpo recebe.


Isso ajuda a reduzir a concentração de urina e aumenta a quantidade de líquido que o rim pode produzir.


A hidratação pode ser feita através da ingestão de líquidos, como água e chá, ou através da administração de líquidos através de um soro intravenoso.


A única situação onde devemos controlar a ingestão de líquidos deve ser no momento em que o paciente apresenta um quadro agudo de dor. Neste cenário, o mais importante é o alívio dos sintomas, para em seguida iniciar a investigação da causa de base e a definição do tratamento definitivo.

O tratamento para rim dilatado pode variar, dependendo da causa da condição. No entanto, o procedimento geralmente envolve a remoção da causa do distúrbio, o uso de medicamentos para reduzir a dor e o inchaço e aumentar a quantidade de líquidos que o corpo recebe.


Após a resolução da hidronefrose, o cateter de duplo j é retirado com segurança.



Fica claro que o quadro de hidronefrose possui diversas causas e o médico urologista tem as ferramentas necessárias para identificar o ponto de obstrução, assim como definir qual a melhor estratégia para restabelecer o fluxo normal do sistema urinário.



Escrito por: Maria Clara Costa | Assessoria de Imprensa do Dr. Bruno Benigno | CRM SP 126265






17.212 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Estou grávida de 07 meses e tive que implantar o cateter duplo J em decorrência de cálculo renal. So poderei retirar depois da gravidez. Após alguns dias de implantação tenho sentido muito desconforto na costa. Isso é normal??? Qualquer movimento, caminhada sintoniza fisgada e bem desagradável. Gostaria de saber tb se com o crescimento do bebê esse desconforto pode piorar?

Like
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
Dec 02, 2022
Replying to

Segue o link para contato direto com a nossa equipe pelo WhatsApp: (11) 99590-1506 https://bit.ly/2OIObBx Assim fica muito mais fácil tirar todas as suas dúvidas Obrigado por escolher a nossa Equipe da Clínica Uro Onco - Dr. Bruno Benigno | Urologista | CRM SP 126265 PS: em anexo, segue nosso cartão de visitas para facilitar seu contato no futuro ( https://bit.ly/3G6NBDu . Salve e compartilhe com seus contatos.

Like
bottom of page