top of page

Como a obesidade pode aumentar o risco de câncer de próstata?

Eu estou aqui para responder a seguinte pergunta. Por que a obesidade pode ser um fator de risco aumentado por câncer de próstata?





A obesidade é um dos problemas de saúde pública mundial, que vem crescendo nas últimas décadas. Com a obesidade, diversos outros problemas de saúde podem estar associados, por exemplo, resistência à insulina, hipertensão arterial, dentre outros, e um risco maior para eventos cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e o AVC.


Mas o que pouca gente sabe é que a obesidade também pode aumentar o risco de desenvolver câncer. Isso porque existe um quadro conhecido como síndrome metabólica. A síndrome metabólica é um processo inflamatório crônico e prolongado do nosso sistema imune, levando a um aumento na circulação sanguínea de diversos hormônios, como a insulina, o cortisol, o hormônio do crescimento.


E, em particular, essa combinação de hormônios pode acelerar o crescimento de algumas células do nosso corpo, por exemplo as células da próstata. Não se sabe muito bem explicar o mecanismo de como isso acontece, mas provavelmente o estado de inflamação crônica diminui a atenção do sistema imune, levando com que erros no metabolismo e na divisão de algumas células do corpo possam não ser reconhecidos pelo sistema imunológico e acabam passando.


Essas células defeituosas acabam se reproduzindo com uma velocidade muito alta, levando a um crescimento descontrolado e a possível invasão de vasos sanguíneos e tecidos sadios ao redor. A isso nós damos o nome de câncer. Portanto, combater a obesidade de forma saudável, com orientação, com informação e com medidas práticas de mudança de estilo de vida, pode sim ter um impacto relevante sobre a incidência não só de doenças cardiovasculares, mas também na diminuição da incidência de doenças malignas, como o câncer de próstata.


Eu sou Bruno Benigno, médico urologista, especialista em oncologia no tratamento de tumores urológicos, diretor da Clínica Uro Onco, em São Paulo e um dos coordenadores de equipe de urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Muito obrigado por ouvir essas informações. Eu e minha equipe seguimos inteiramente à disposição para tirar suas dúvidas. Se você quiser saber mais sobre o nosso trabalho, visite www.clinicauroonco.com.br.


Até a próxima!


🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários! ☎(11) 2769-3929 📱(11) 99590-1506

Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt

Agende online: http://bit.ly/2WMMiCI

Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52 Vila Mariana - São Paulo - SP

Dr. Bruno Benigno - CRM: 126.265




45 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page