UA-116285209-1
  • Agência Hoppa

O que é o PSA (Antígeno Prostático Específico)?

PSA, do inglês Prostate Specific Antigen (Antígeno Prostático Específico), é uma proteína produzida pelo tecido prostático. Quando ela aumenta de volume no sangue, é um indicativo de que há alguma lesão na próstata, que pode ser um trauma, infecção, ou até mesmo câncer de próstata. Se o exame que mede o PSA apresentar alguma alteração, o urologista analisará para obter um diagnóstico mais preciso.

Os níveis de PSA devem ser observados através da consideração de várias características, como tamanho da próstata, idade, presença de nódulos ou inflamação na glândula. Portanto, um PSA alto não é o único fator que indica a presença de câncer de próstata e um PSA baixo não elimina totalmente essa possibilidade.

Quando o exame PSA é indicado?

Usualmente, o urologista solicita um exame de PSA quando há suspeita de doenças prostáticas. Também, é utilizado para analisar o estadiamento do câncer de próstata, prognóstico e monitoramento das respostas do tratamento. Seu médico provavelmente indicará o exame para:

- Homens com mais de 50 anos que estão com suspeita de câncer de próstata;

- Homens com mais de 45 anos que têm risco de desenvolver câncer de próstata (afro-americanos ou homens que possuem histórico familiar da doença);

- Homens saudáveis, com 45 anos, devem fazer sua dosagem pela primeira vez. Esse resultado servirá de parâmetro para analisar os exames seguintes.

Os índices de PSA são identificados através de um exame de sangue. É mensurado por técnica laboratorial de alta sensibilidade, conhecida como radioimunoensaio, que detecta uma pequena quantidade de molécula presente no sangue. Alguns cuidados devem ser tomados antes do exame:

- Jejum de, pelo menos, quatro horas;

- Não ejacular durante 48 horas antes da coleta;

- Evitar exercícios que causem impacto no períneo;

- Não fazer sexo anal antes do exame.

Para saber mais sobre diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de próstata, acesse o Instituto do Câncer de Próstata!


20 visualizações

©  2019 por Clínica Uro Onco. Responsável técnico: Dr. Bruno Benigno CRM SP: 126265

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social