top of page

Uro-oncologista fala sobre risco do Câncer de Próstata.



O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil – de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram 15.576 óbitos em 2018. A doença é devido à formação de um tumor maligno no órgão, uma glândula localizada na região inferior do abdômen masculino e que produz parte do sêmen. A alta mortalidade do câncer de próstata também acompanha o número de diagnósticos no País: segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o tipo de câncer com a maior ocorrência de novos casos em 2020.

Relação entre a incidência do câncer de próstata e seus fatores de risco

Um levantamento da Sociedade Americana de Câncer mostra que, nos Estados Unidos, um a cada nove homens tem chance de desenvolver câncer de próstata na vida. Além disso, um a cada 41 homens, em média, morre em decorrência da doença. A maior parcela de homens com o câncer de próstata (75%) concentra-se em idosos acima dos 65 anos. Por isso, o risco aumenta conforme a idade, principalmente após os 50 anos. Outros fatores de risco para a doença são:

✓ Histórico familiar - ter parentes próximos com casos da doença;

✓ Alterações genéticas - por exemplo, ser portador da síndrome de Lynch (que pode causar câncer hereditário) e ter mutações em alguns genes (especialmente no BRCA2, que é supressor de tumor);

✓ Etnia – homens negros são mais propensos a terem a doença;

✓ Produtos químicos - exposição a produtos como arsênio, fuligem e gases de escapamento de carros.






34 visualizações0 comentário
bottom of page