O Dr. Bruno Benigno | CRM SP 126265 (Urologista e Oncologista) no Hospital Alemão Oswaldo Cruz - São Paulo, respondeu perguntas enviadas pelo site UOL esclarecendo dúvidas gerais que podem surgir no dia a dia, confira:
Por que temos vontade de fazer xixi durante o banho, piscina ou até mesmo no mar?
Ouça o episódio completo no Spotify: clique aqui
Dr. Bruno Benigno:
Sem o controle cerebral a bexiga terá um reflexo de contração. O córtex do cérebro manda sinais constantemente para a base do crânio, que é onde fica o centro da micção, impedindo assim que a bexiga contraia.
Quando o sinal do córtex é interrompido, a "trava" do bulbo da micção é liberada e a urina é liberada pela bexiga.
Quando estamos relaxados ou estressados a inibição do córtex cerebral não ocorre e a bexiga acaba esvaziando sem o nosso controle.
legenda: acima o áudio, onde o Dr. Bruno Benigno explica em detalhes
É possível que um determinado produto tenha propriedade de identificar e mudar a cor quando entra em contato com a urina humana?
Dr. Bruno: Produtos químicos com essa característica não existem, se trata de um mito.
Alguns produtos quando reagem com componentes da urina podem mudar sua coloração, mas são utilizados em reações químicas laboratoriais e são extremamente tóxicos, por isso não são comercializados para manuseio livre.
Nós sempre dependemos da nossa bexiga estar cheia para ter vontade de fazer xixi? Por que ficamos com vontade e sai pouca quantidade de urina?
Dr. Bruno: O comportamento normal da bexiga é uma pessoa começar a sentir seu enchimento a partir de 150/200 ml, sendo que a bexiga de um adulto pode suportar 450/550 ml.
A bexiga dispara a vontade intensa quando ela atinge em torno de 80% de seu enchimento.
Em situações adversas, esse mecanismo pode estar desregulado (hiperatividade da bexiga), que consiste em um descontrole na parte elétrica, onde a bexiga começa a contrair intensamente, mesmo com um pequeno volume no seu interior.
Quando o paciente consegue segurar a urina, nós dizemos que ele tem uma urgência para urinar sem incontinência. Quando ele tem a urgência seguida de incontinência, dizemos que tem uma urge-incontinência.
Alguns dos fatores podem estar ligados aos problemas de bexiga hiperativa são:
- Menopausa (mulheres);
- Infecções de urinárias;
- Tabagismo;
- Uso de medicações antidepressivas;
- Medicamente para emagrecer;
- Hiperplasia Prostática Benigna (homens).
Assista também este vídeo:
🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários!
☎(11) 2769-3929
📱(11) 99590-1506
Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt
💻 https://www.clinicauroonco.com.br/
Agende online:
http://bit.ly/2WMMiCI
Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52
Vila Mariana - São Paulo - SP
Comments