A Hiperplasia Benigna da Próstata e a RTU

Atualizado: 4 de jan. de 2023

A hiperplasia benigna da próstata é o crescimento natural da glândula, que inicia aos 40 anos e segue em um ritmo variável de homem para homem.

Os sintomas mais frequentes são:

• Jato fraco

• Intervalo curto entre as micções

• Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga

• Acordar muitas vezes à noite para urinar

• Urgência para urinar

O diagnóstico é feito através da avaliação de sintomas, dosagem do PSA no sangue, toque retal e ultrassom.

O tratamento com medicamentos ajuda a diminuir o tamanho da próstata e aumentar o calibre da uretra.

A cirurgia é indicada para homens que não tem boa resposta aos remédios ou que já tem complicações em decorrência do quadro, como infecções urinárias, sangramento ou muita dificuldade para urinar, etc.

A melhor cirurgia depende do tamanho da próstata, idade do paciente e comorbidades.

Existem basicamente 5 tipos de cirurgias:

1- Aberta

2- Pela uretra - a RTU de próstata

3 - Laparoscopia

4- Robótica

5- Embolização

Hoje tratamos nosso paciente de 66 anos, sem comorbidades, com uma prostáta de 80g (normal até 30g), que estava em uso de medicações há 2 anos mas os sintomas pioraram nos últimos meses.

Optamos pela RTU de próstata (cirurgia sem cortes que consiste na raspagem da próstata pela uretra)

Cirurgia transcorreu em 90 min e sem intercorrências.

Previsão de alta: 24 h

Para saber mais sobre o procedimento, confira esse e outros conteúdo abaixo em nosso canal:

Escrito por: Dr. Bruno Benigno | Uro - oncologista (CRM SP: 126.265).