Boa noite! O exame PHI índice de saúde da próstata é um exame mais confiável que o de PSA para avaliar a probabilidade de câncer de próstata ? Obrigado
Olá,
Tradicionalmente, o rastreamento do câncer e próstata é feito com o teste sanguíneo do PSA, avaliação física com o exame digital retal (toque retal) e dados do histórico familiar de cada homem.
Quando há uma elevada probabilidade de um homem ser portador do câncer de próstata, uma biópsia da glândula está indicada.
O desafio é identificar apenas os homens que realmente necessitam deste procedimento.
Para isso, inúmerras fórmulas e cálculos matemáticos foram desenvolvidos e testados, como: a densidade do PSA; a relação do PSA total/livre e a velocidade de elevação do PSA.
Nos últimos anos, técnicas de imagem de alta resolução, como a ressonância magnética de múltiplos parâmetros vem ganhando cada vez mais espaço na tomada de decisão por biopsiar ou não.
O PHI score e o 4K score são testes sanguíneos ultrasensíveis com maior sensibilidade para identificar a doença mas ainda mostram custos elevados e necessitam validação em grandes populações antes de serem incluídos na prática dirária.
Att
Dr. Bruno Benigno
Comentarios