top of page

Cistite intersticial: o que é e como tratar essa doença da bexiga




A cistite intersticial é uma doença crônica que causa dor e desconforto na bexiga. Essa doença é comum entre mulheres, mas também pode afetar homens. Enquanto a causa exata da cistite intersticial ainda não é conhecida, existem várias formas de tratamento que podem ajudar a aliviar seus sintomas. Se você estiver procurando mais informações sobre o que é e como tratar a cistite intersticial, continue lendo até o final.


É difícil determinar exatamente a causa da cistite intersticial, mas alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da doença.


Quais os fatores de risco da cistite intersticial?

  • infecções bacterianas,

  • alergias alimentares,

  • uso de alguns medicamentos,

  • infecções por fungos,

  • obstruções ou irritação da bexiga e até mesmo estresse.


Além disso, a cistite intersticial é mais comum em mulheres que têm uma história de infecções por tricomoníase.


Como é feito o diagnóstico da cistite intersticial?


O diagnóstico da cistite intersticial é feito por meio de uma avaliação clínica e de exames específicos. Os exames podem incluir exames de urina, culturas da urina, exames de sangue, ultrassonografia da bexiga, cistoscopia e biópsia. Se for determinado que você tem cistite intersticial, seu médico discutirá com você os diversos tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas, como medicação, terapia de bexiga e até cirurgia.


Síndrome da dor pélvica/vesical. O que mais sabemos?


A síndrome de dor vesical/cistite intersticial (SDV/CI) é uma doença crônica que afeta a bexiga e pode causar dor e sintomas no trato urinário. Nos últimos anos, os estudos clínicos em grandes grupos de pacientes com SDV/CI não tiveram muito sucesso em encontrar novos tratamentos para esta doença.


Por isso, é importante fazer o "fenotipagem" da SDV/CI, ou seja, identificar os tipos diferentes da doença e as possíveis causas. Alguns especialistas sugerem que um tipo de SDV/CI chamado "lesão Hunner" deve ser tratado de maneira diferente dos outros tipos, pois pode ter características inflamatórias e danos na camada interna da bexiga diferentes. (1–4)


No entanto, ainda não há critérios padrão para diagnosticar as lesões Hunner e é preciso confirmar se as alterações na bexiga são realmente a causa da dor na bexiga. Neste artigo, os autores discutem o atual estado do conhecimento sobre a SDV/CI e como o diagnóstico correto pode levar a novos tratamentos para esta doença complexa.


🔸contato: ☎(11) 2769-3929 📱(11) 99590-1506 | whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt 💻 https://www.clinicauroonco.com.br/ Agenda: http://bit.ly/2WMMiCI R. Borges Lagoa 1070, Cj 52 V. Mariana - São Paulo - SP Dr. Bruno Benigno CRM SP 126265 Urologista do H. Alemão Oswaldo Cruz Uro-oncologia e Cirurgia robótica Instagram: @dr_benigno



97 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page