top of page

Desvendando os padrões de falha após a prostatectomia radical com a ajuda do PSMA PET

Atualizado: 13 de jan. de 2023

Quer saber mais sobre como a tomografia por emissão de pósitrons com marcador de membrana da próstata específico (PSMA PET) pode ajudar a identificar padrões de falha após uma prostatectomia radical e radioterapia de salvamento (SRT)?


Desvendando os padrões de falha após a prostatectomia radical com a ajuda do PSMA PET | Uro Onco Clínica Urologia e Oncologia

Recentemente foi publicado um estudo prospectivo com 133 homens que receberam SRT após uma prostatectomia radical. Os resultados mostraram que 31% das imagens PSMA PET/CT foram negativas, 2% equívocas e 67% tiveram pelo menos um sítio positivo. Além disso, o estudo mostra que o nódulo pélvico foi a recidiva mais comum, enquanto a recidiva da fossa obturatória foi baixa.


Apesar disso, a incidência cumulativa foi semelhante para todas as categorias de falha, sugerindo que a PSMA PET pode ser uma ferramenta útil para identificar padrões de falha e orientar o tratamento de forma mais eficaz.

Este estudo pode ter uma importância significativa para homens com câncer de próstata, pois fornece informações sobre os padrões de falha após a prostatectomia radical e a radioterapia de salvamento (SRT). Isso pode ser útil para orientar o tratamento futuro desses pacientes de forma mais eficaz e, potencialmente, melhorar seus resultados.

Além disso, o estudo também sugere que a tomografia por emissão de pósitrons com marcador da membrana da próstata específico (PSMA PET) pode ser uma ferramenta útil para identificar os padrões de falha e guiar o tratamento.

Isso pode ser especialmente importante para aqueles com recidivas em poucos focos, pois pode ajudar a identificar as áreas específicas onde o câncer está presente e orientar o tratamento focalizado nessas áreas.


Se você ou alguém que conhece está lidando com o câncer de próstata, não hesite em agendar uma avaliação com nossa equipe. Nós podemos ajudá-lo a entender suas opções de tratamento e trabalhar com você para encontrar a abordagem mais adequada para suas necessidades.

Não deixe o câncer de próstata controlar sua vida. Agende uma avaliação hoje mesmo e comece a lutar de volta. Nós estamos aqui para ajudá-lo a cada passo do caminho.


🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários!


☎(11) 2769-3929

📱(11) 99590-1506

Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt

Agende online: http://bit.ly/2WMMiCI


Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52

Vila Mariana - São Paulo - SP


Dr. Bruno Benigno CRM SP 126265 | RQE 60022

Urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz SP

Diretor da Clínica Uro Onco

Especialista em Uro-oncologia e Cirurgia robótica

Instagram: @dr_benigno


Referência bibliográfica


UrologyFailure Patterns by PSMA PET for Recurrent Prostate Cancer after Prostatectomy and Salvage RadiationUrology 2022 Dec 01;170(2022)146-153, BS Imber, E O'Dwyer, S Lobaugh, SM McBride, M Hopkins, M Kollmeier, D Gorovets, V Brennan, LRG Pike, R Gewanter, B Mychalczak, Z Zhang, H Schöder, MJ Zelefsky From MEDLINE®/PubMed®, a database of the U.S. National Library of Medicine.


50 visualizações0 comentário
bottom of page