Mês da conscientização mundial no combate ao câncer de próstata
O mês de novembro está chegando e com ele as manifestações da sociedade civil e organizações médicas para o combate e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o rastreamento da doença deve começar aos 50 anos para todos os homens.
Em situações especiais, a prevenção começa aos 45 anos, como:
Homens de raça negra, que sabidamente tem 2,5x maior risco de apresentar a doença
Homens que possuem 2 ou mais parentes de primeiro grau, que manifestaram a doença antes dos 55 anos.
Homens com mutação conhecida do gene BRCA 2
O Urologista é o especialista que faz a prevenção, diagnóstico de tratamento do câncer de próstata.
O rastreamento passa por uma consulta médica para a avaliação da saúde como um todo e a realização do exame de sangue, o PSA.
Tando o exame físico (toque retal) quanto o exame de sangue são fundamentais e devem ser oferecidos a todos os homens. Não é recomendado a realização apenas do exame de sangue.
Isso porque, 1 em cada 10 homens portadores do câncer de próstata não tem qualquer alteração no exame de sangue e são identificados apenas pelo toque retal.
É importante deixar claro que estes exames não são suficientes para diagnosticar a doença. Servem apenas para identificar os homens que estão sob maior risco e necessitam passar por uma biópsia de próstata.
Além da avaliação preventiva, seu urologista fará uma avaliação da sua saúde como um todo, investigando problemas cardiovasculares, alterações metabólicas, hormonais e poderá indicar o profissional que faz a prevenção de outro câncer muito frequente, o câncer de intestino grosso.
Portanto, não deixe para depois e procure seu urologista. Prevenção e hábitos saudáveis são os segredos de uma vida longa e cheia de vitalidade.
Por: Dr. Bruno Benigno (CRM SP: 126265)
Comentarios