• rp84040

PSA E EXAMES PREVENTIVOS

Atualizado: 11 de jan. de 2023

Os exames preventivos são indispensáveis para a saúde masculina. É importante estar informado sobre os cuidados preventivos e tratamento de doenças silenciosas, como o câncer de próstata por exemplo.

A finalidade dos exames consiste no rastreamento, especialmente o PSA (antígeno prostático específico) e o exame de toque retal, servindo como ferramentas de fácil aplicabilidade.

Muitos homens se perguntam sobre a necessidade de fazer o exame de toque retal, em um cenário onde o PSA está normal.

A questão é que cerca de 10% dos homens que já são portadores de câncer de próstata têm níveis de PSA completamente normais.

É neste contexto que o exame de toque pode auxiliar ao médico detectar alguma nodulação suspeita na próstata e solicitar uma biópsia, evitando assim, um atraso no diagnóstico da doença.

Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são:

• Idade acima de 50 anos;

• Raça negra;

• Ter um ou mais parentes de primeiro grau com câncer de próstata.

Todos os homens, a partir de 45 anos devem realizar o rastreamento anual (aqueles sem fatores de risco) e aos 40 anos (para aqueles com fatores de risco).

O exame de toque é seguro, rápido, indolor e ajuda no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Procure um médico urologista mais próximo de você e cuide da sua saúde como o bem mais precioso.

Escritor por: Maria Clara Costa | Assessoria de Imprensa do Dr. Bruno Benigno | CRM SP 126265