UA-116285209-1
 
  • Dr. Bruno Benigno

Um tour em uma Sala de Cirurgia Robótica - Urologista explica o passo a passo

A cirurgia robótica da próstata ganhou muito espaço nos últimos 10 anos devido aos benefícios relacionados a uma melhor recuperação dos pacientes.


Apesar de ser uma ferramenta de alta precisão, não possui um sistema automatizado para a execução da cirurgia. Dessa forma, o cirurgião e sua equipe devem passar por um longo processo de treinamento para a execução segura de procedimentos complexos, como o tratamento do câncer de próstata.


Antes de cirurgias como esta, é necessário uma preparação minuciosa do paciente, em conjunto com a equipe clínica, anestesia e o time de Cardiologia.

Embora as chances de cura com a cirurgia robótica sejam as mesmas obtidas com a cirurgia aberta, a técnica robótica favorece o menor tempo de operação, menor quantidade de sangramento, menos dor no pós-operatório de alta precoce.

Desta forma, o paciente é capaz de retornar rapidamente para suas atividades rotineiras. Existem outras modalidades de tratamento do câncer de próstata, como a radioterapia ou mesmo as terapias focais, como o HIFU.


Para ver um tour em uma sala real de cirurgia robótica e saber mais sobre o assunto, acesse o vídeo abaixo e confira:



Escrito por: