top of page

A relação do PSA livre/PSA total 0,28. Teria algum risco?


O que é a relação do PSA?
PSA livre - relação

Carmen Reis, pergunta:

A relação do PSA livre/PSA total 0,28. Teria algum risco?


A relação do PSA live/total é um parâmetro muito utilizado pelos urologistas para identificar os homens com maior probabilidade serem diagnosticados com câncer de próstata.


Os estudos na literatura médica validaram seus resultados em homens com PSA> 4 nd/ml, contudo os urologistas tendem a usá-lo a partir de níveis de PSA> 2,5 ng/ml.

Quando a relação PSA total/livre está abaixo de 20%, existe uma chance de aproximadamente 25%de encontrarmos câncer de próstata após uma biópsia.


Respondendo sua pergunta... relação acima de 28% não é um parâmetro isolado que leva a indicação de uma biópsia de próstata.


O toque retal, a velocidade de aumento do PSA total e mais recentemente a ressonância magnética da próstata são outros parâmetros também muito utilizados pelos urologistas na etapa de rastreamento da doença.

Quando ao menos um destes parâmetros está alterado uma biópsia da próstata é necessária para chegar ao diagnóstico definitivo.


Para saber mais sobre o PSA, assista este vídeo: aqui

Dr. Bruno Benigno


55.827 visualizações12 comentários

12 commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

Boa noite, meu pai tem 78 já teve a confirmação do câncer de proposta, fez o tratamento no IMIP/PE (QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA), Após isso, foi regularizado e hoje ele fez o exame do PSA TOTAL:0,16 é considerado normal, não, entendi muito as notas e ele só retornará ao médico na segunda feira e por isso, gostaria por favor saber?

J'aime
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
22 févr.
En réponse à

Prezado Silvan ,

É com imensa satisfação que recebemos sua mensagem e nos alegramos profundamente com a ótima recuperação do seu pai. Os níveis de PSA inferiores a 0,2, após o tratamento para câncer de próstata, como no caso do seu pai, são de fato indicativos de uma resposta muito positiva ao tratamento conduzido, refletindo um controle efetivo da doença.

Na qualidade de especialistas na área de Urologia Oncológica, com foco na saúde masculina e tratamento de câncer de próstata, nossa equipe está preparada para oferecer o mais alto padrão de cuidados. Atendemos pacientes de todo o Brasil, disponibilizando uma abordagem personalizada para cada caso, sempre com base nas mais recentes evidências científicas.

Sabemos que o acompanhamento contínuo é fundamental…

J'aime

Joniele LIMA
Joniele LIMA
10 nov. 2023

Anderson Marques tenho 41 anos meu PCA total deu 8,98 NG e o PSA livre deu 0,27

J'aime

Marcia Mafort
Marcia Mafort
17 août 2023

Meu esposo deu no exame psa livre 0,28 e psatotal 0,49 resultado psl/psa 57% , e

J'aime

Beto Gomes
Beto Gomes
18 juil. 2023

Opa meu psa 1.40 o antigeno 0.28 .

Porém na ressonância Um nodulo de 1.8 por 1 .o urologista me tranquilizou porém estou em pânico, a risco de câncer mesmo com psa considerado normal , vou fazer 49 anos .

J'aime
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
18 juil. 2023
En réponse à

Prezado Beto Gomes,


Agradecemos por compartilhar sua preocupação conosco. Entendemos que a descoberta de um nódulo na ressonância possa causar ansiedade, mesmo com um PSA considerado normal.


Nesses casos, é importante realizar uma avaliação mais detalhada para obter informações adicionais. Recomendamos repetir o PSA como medida inicial, a fim de monitorar possíveis variações nos níveis do antígeno prostático específico ao longo do tempo.


Além disso, como alternativa, sugerimos a realização do exame PHI Score no sangue. Esse exame avalia diferentes biomarcadores associados ao câncer de próstata, fornecendo informações complementares e auxiliando na avaliação do risco.


É essencial que você esteja em acompanhamento regular, especialmente nesse momento de preocupação. Recomendamos consultas trimestrais com seu urologista para monitorar de perto qualquer mudança…


J'aime

Meu psa ultra sensivel 4,79 ng/ml

Psa livre1,27 ng/ml

Psa livre/ psa total x 100 26,5 por cento.


J'aime
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
30 juin 2023
En réponse à

Prezado Josuel Vieira de Sena,


Agradecemos por compartilhar suas dúvidas conosco. Com base nos valores de PSA livre e PSA total mencionados, é recomendável realizar uma ressonância magnética multiparamétrica da próstata para uma avaliação mais detalhada.


A ressonância magnética multiparamétrica é um exame avançado que pode fornecer informações precisas sobre a próstata, identificando áreas suspeitas ou anormais. Isso pode ajudar a determinar se há necessidade de uma biópsia ou se outros acompanhamentos são necessários.


É importante ressaltar que um valor de PSA acima de 4 não indica necessariamente a presença de câncer de próstata, mas pode ser um sinal de alerta para uma investigação mais aprofundada. Cada caso é único, e um médico especialista poderá avaliar seus resultados de exames,…


J'aime
bottom of page