top of page

Biópsia transperineal da próstata: deveria ser o padrão de cuidado?




Introdução: O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens em todo o mundo. A biópsia de próstata é o método principal para diagnosticar esse tipo de câncer. Atualmente, existem duas técnicas principais para realizar esse procedimento: a biópsia transretal (TR) e a biópsia transperineal (TP). Neste artigo, discutiremos as vantagens e desvantagens da técnica TP e a possibilidade de se tornar o novo padrão de cuidado.


Vantagens da biópsia transperineal:

1. Menor risco de infecções: A técnica TP evita a passagem pelo reto, diminuindo assim o risco de infecções e eliminando a necessidade do uso de antibióticos.

2. Menor contribuição à resistência aos antibióticos: diferentemente da técnica TR, que exige a utilização de antibióticos potentes, a biópsia TP diminui o uso excessivo desses medicamentos.

3. Melhor detecção do câncer clinicamente significativo: algumas pesquisas sugerem que a técnica TP pode proporcionar uma amostragem melhor e uma detecção mais eficiente do câncer clinicamente significativo.


Desvantagens da biópsia transperineal:

1. Investimento em equipamento adicional: as clínicas podem precisar investir em equipamentos específicos para realizar a técnica TP.

2. Curva de aprendizado mais longa: alguns profissionais podem levar um tempo maior para aprender a técnica, aumentando o tempo do procedimento.

3. Dor no procedimento: em alguns casos, a dor durante a biópsia transperineal pode ser mais intensa. Contudo, novas técnicas de anestesia facilitaram a realização do procedimento no consultório médico.


Conclusão: A biópsia transperineal da próstata vem ganhando apoio e, apesar das desvantagens, estudos estão em andamento para compreender as diferenças entre as técnicas TP e TR. Na Clínica Uro Onco, liderada pelo Uro-oncologista Dr. Bruno Benigno (CRM 126265), acreditamos que pessoas bem informadas conseguem participar mais ativamente do tratamento do câncer de próstata e tomar decisões conscientes. Para saber mais sobre este assunto e outros temas relacionados à oncologia urológica, visite nosso site e fique bem informado.


🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários! ☎(11) 2769-3929 📱(11) 99590-1506 Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt 💻 https://www.clinicauroonco.com.br/ Agende online: http://bit.ly/2WMMiCI Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52 Vila Mariana - São Paulo - SP Dr. Bruno Benigno CRM SP 126265 | RQE 60022 Urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz SP Diretor da Clínica Uro Onco Especialista em Uro-oncologia e Cirurgia robótica Instagram: @dr_benigno #urologia #saúde #urooncologia #vidasaudável #uro #urologia #medicina #drbrunobenigno #uroonco #onco #oncologia #PSA #cancerdeprostata #prostata #cirurgiarobotica #novembroazul




321 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page