top of page
  • rp84040

Como é a preparação para uma biópsia de próstata

Atualizado: 10 de jan. de 2023

Uma biópsia de próstata é um procedimento médico realizado para diagnosticar o câncer na glândula. Durante o exame, 14 amostras de tecido da próstata são retiradas através de uma agulha fina. Os fragmentos são analisados e separados em um laboratório especializado.


Embora a biópsia seja um procedimento relativamente comum, é importante que o paciente se prepare adequadamente para sua realização.



O seu médico poderá aconselhá-lo sobre os preparativos necessários, como:

  • O jejum de 6 a 8 horas antes de sua realização, isso porque você receberá um medicamento sedativo e ele pode ocasionar vômitos e náuseas.

  • Na manhã do procedimento será feito um preparo do intestino, podendo ser realizado em casa através de laxantes, com o intuito de deixar o reto limpo de qualquer vestígio de fezes e assim, diminuir o risco de infecções

  • O uso de antibióticos que deve ser iniciado no dia do exame


No dia da biópsia é importante levar os exames solicitados pelo seu urologista, como por exemplo seu exame de ressonância, sangue e urina.

Após a biópsia, permaneça deitado por alguns minutos, para permitir que o anestésico local ou sedativo seja absorvido e assim, evitando a formação de hematomas.


Durante os dias seguintes à biópsia o paciente pode sentir algum desconforto leve ao urinar. Também é comum ocorrer sangramento de pequena quantidade nas fezes e na urina. Esses sintomas geralmente desaparecem dentro de alguns dias e não deixam qualquer sequela.


#prevenção#próstata#sáude#homem#biópsia


Escritor por: Maria Clara Costa | Assessoria de Imprensa do Dr. Bruno Benigno | CRM SP 126265






80 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page