top of page

Guia completo para uma boa recuperação após a cirurgia de Nefrectomia parcial robótica.

Olá a todos, sou o Dr. Bruno Benigno, urologista aqui em São Paulo Capital. Hoje, estou aqui para falar diretamente para os meus pacientes sobre as instruções pós-operatórias para a nefrectomia parcial, que é a cirurgia para retirada de nódulos e cistos malignos no rim, de forma a preservar a parte sadia do órgão.



Após a cirurgia, você provavelmente ficará internado no hospital por 24 a 36 horas para monitoramento, administração de líquidos intravenosos e controle da dor.


Durante esse período, começaremos com líquidos claros para a alimentação. Assim que você se sentir bem no dia seguinte, poderá retomar sua dieta normal.


É comum ter um pouco menos de apetite nos primeiros dias após a cirurgia, mas é importante beber bastante água e evitar refeições pesadas. Consuma bastante frutas e vegetais para evitar prisão de ventre.


Em relação à atividade física, é fundamental que você caminhe pelo menos seis vezes por dia. Isso ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos nas pernas, que podem se deslocar para os pulmões e representar um risco à vida.


Você pode subir e descer até 2 lances de escadas, dar pequenos passeios ao ar livre, mas lembre-se de que pode se cansar facilmente com atividades mínimas.


Dessa forma, evite atividades extenuantes ou levantar objetos com mais de 4,5 kg durante as próximas 4 semanas.


É possível que seja colocado um dreno cirúrgico no abdome chamado Jackson Pratt ou JP após a cirurgia, para drenar o excesso de fluido e sangue na área operada.


Esse dreno é indolor será removido antes de você deixar o hospital ou em sua consulta de pós-operatório.


Também será inserido um tubo plástico chamado sonda Foley na bexiga, para e evitar com que você tenha que levantar muitas vazes para urinar nas primeiras horas após a cirurgia . Essa sonda será removida no dia seguinte, por volta das 6h da manhã.


No que diz respeito ao banho, você pode tomar banho diariamente. Deixe a água escorrer sobre a incisão completamente descoberta e seque delicadamente com uma toalha.


Não há necessidade de que você passe qualquer produto em cima da incisão cirúrgica, como água oxigenada, álcool ou pomada cicatrizante. Deixe o curativo ventilando sempre que possível.


Caso você perceba que a algum acúmulo de sangue ou secreção na ferida operatória, cubra com uma gaze seca mas tome cuidado para não deixar a incisão muito abafada.


Evite mergulhar em água por 10 dias.


Nos dias atuais, nós costumamos usar fios de sutura absorvíveis, isso significa que você não precisará se preocupar em retirar os pontos no momento do retorno.


Para o controle da dor, você pode tomar dois comprimidos de analgésicos a cada quatro horas enquanto estiver nos primeiros dias.


Siga rigorosamente a receita médica orientada no momento da alta. Antibióticos , anti inflamatórios e analgésicos a base de opioides podem ser prescritos a depender de cada paciente.


É possível que você receba uma prescrição de um laxante para evitar esforço durante a evacuação após a cirurgia.


Consuma bastante fibra, água ou o laxante para evitar prisão de ventre.


Pode levar alguns dias até que você tenha o primeiro movimento intestinal após a cirurgia. Se necessário, você pode usar produtos como MiraLAX, leite de magnésia, tamarine ou Dulcolax (bisacodil).


Em casos onde o paciente não consegue evacuar após dois dias da cirurgia, supositórios também podem ser utilizados.


Após cerca de uma semana da cirurgia, você precisará retornar para revisar o relatório patológico com o cirurgião e reavaliação.


você pode entrar em contato diretamente com a nossa equipe ou aguardar a ligação de nossas secretárias para definir a data mais conveniente do seu retorno após a cirurgia.


Por fim, gostaria de lembrar a todos que se surgirem sintomas como febre acima de 37,7°C, dificuldade para respirar, dor no peito, palpitações, náuseas, vômitos, inchaço ou dor nas pernas, informe a nossa equipe médica imediatamente e procure o pronto atendimento 24h, se o consultório estiver fechado.


Estamos aqui para responder às suas perguntas e ajudar no que for necessário. Entre em contato conosco para marcar uma avaliação ou fazer qualquer pergunta. Estamos à disposição.


Eu e minha equipe nos sentimos muito gratos pela sua confiança em nosso trabalho e desejamos uma excelente recuperação pós operatória.


Muito obrigado pela atenção e até a próxima!


🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários! ☎(11) 2769-3929 📱(11) 99590-1506 Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt 💻 https://www.clinicauroonco.com.br/ Agende online: http://bit.ly/2WMMiCI Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52 Vila Mariana - São Paulo - SP Dr. Bruno Benigno CRM SP 126265 | RQE 60022 Urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz SP Diretor da Clínica Uro Onco Especialista em Uro-oncologia e Cirurgia robótica Instagram: @dr_benigno #urologia #saúde #urooncologia #vidasaudável #uro #urologia #medicina #drbrunobenigno #uroonco #cancerderim




54 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page