top of page

Qual o valor normal do PSA após a retirada da próstata?

Atualizado: 5 de jan. de 2023




Por que após a retirada da próstata o PSA pode subir?

Quando os homens retiram a próstata, eles são acompanhados no pós-operatório com dosagens do PSA a cada 3/4 meses.

O PSA pode subir porque podem existir focos de metástases antes da próstata ter sido retirada, e essas metástases são focos de células do câncer que ficam adormecidas em tecidos normais (como os linfonodos).

Essas células podem ficar adormecidas por anos (quatro, cinco, seis anos) e, os médicos não sabem explicar o porquê, mas em algum momento essas células podem ‘’reativar’’ e começar a produzir o PSA, começando um novo foco de câncer de próstata.

Resumindo: o PSA pode subir porque podem já existir metástases mesmo no início, em casos muito iniciais, embora esse risco seja pequeno.

Contudo, O PSA pode subir por um fenômeno conhecido pelos especialistas da área como ‘’falso-positivo’’, porque é usado um anticorpo no teste feito no sangue, que reage com a proteína do PSA no sangue.

A questão é que, embora esse anticorpo seja muito específico para a molécula do PSA, ele pode reagir de forma cruzada com outras proteínas parecidas, alterando o teste. Como isso já é sabido pelos especialistas, o PSA é considerado ‘’normal’’ como um ‘’ruído’’ do teste até o valor de 0,2 para aqueles homens que já não tem mais próstata, a partir desse valor o PSA já é considerado alterado e se inicia uma busca para saber se existe algum foco de doença ativa no corpo.

Ou seja, são dois motivos do porque um PSA pode subir depois de uma retirada da próstata.

🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários!

☎(11) 2769-3929

📱(11) 99590-1506

Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt

💻 https://www.clinicauroonco.com.br/

Agende online:

Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52

Vila Mariana - São Paulo - SP

Dr. Bruno Benigno - CRM: 126.265 | RQE Nº: 60022 

1.013 visualizações6 comentários

6 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Junior Juninho
Junior Juninho
Dec 29, 2022

Psa ultra sensível resultado foi de 4.13 e o psa tradicional foi se 0,49 existe muita diferença nos exames para ultra sensível e o psa tradicional ?

Like
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
Dec 29, 2022
Replying to

O PSA ultra-sensível é um tipo de exame de PSA que é mais preciso do que o PSA tradicional em medir os níveis de PSA no sangue. O PSA ultra-sensível é capaz de detectar níveis de PSA muito baixos, enquanto o PSA tradicional é menos sensível e pode não detectar níveis tão baixos de PSA. Portanto, é comum que os resultados do PSA ultra-sensível sejam menores do que os resultados do PSA tradicional. No entanto, é importante lembrar que os resultados do PSA ultra-sensível podem variar de laboratório para laboratório e que diferenças pequenas nos resultados do PSA ultra-sensível e do PSA tradicional podem ser consideradas normais. É importante que o seu pai fale com o seu médico sobre os resultados…

Like

Junior Juninho
Junior Juninho
Dec 29, 2022

Boa noite o psa do meu pai depois da remoção da próstata nao para de subir 75 dias apos a cirurgia foi de 3.18 depois 4.28 e agora 6.13 fez cintilografia ossea e não deu nada oq pode ser esse aumento incomum de psa

Like
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
Dec 29, 2022
Replying to

O aumento do nível do PSA (antígeno prostático específico) após a prostatectomia (remoção da próstata) pode ser um sinal de recidiva do câncer de próstata. O nível normal de PSA após a prostatectomia é geralmente menor que 0,2 ng/ml. Se o nível de PSA estiver acima de 0,2 ng/ml, pode ser necessário realizar mais exames para avaliar a possível recidiva do câncer de próstata. É importante lembrar que o aumento do nível de PSA pode ser causado por outras condições além da recidiva do câncer de próstata, como infecção da próstata ou outras doenças da próstata. Portanto, é importante que o seu pai fale com o seu médico para obter um diagnóstico e tratamento adequados. Segue o link para contato direto…

Like

Fiz radioterapia há 3 anos..seis meses depois primeiro acompanhamento o valor foi 1,14....desde então baixou para 0, 60 onde continua até hoje nesta faixa um pouco acima até 0,68 única sequela impotência......médico sus diz que está ótimo o psa...será?

Like
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
Dec 07, 2022
Replying to

Ola, Luiz

segue p video que gravei com sua resposta

Like
bottom of page