top of page

Qual o valor normal do PSA após a retirada da próstata?

Atualizado: 5 de jan. de 2023




Por que após a retirada da próstata o PSA pode subir?

Quando os homens retiram a próstata, eles são acompanhados no pós-operatório com dosagens do PSA a cada 3/4 meses.

O PSA pode subir porque podem existir focos de metástases antes da próstata ter sido retirada, e essas metástases são focos de células do câncer que ficam adormecidas em tecidos normais (como os linfonodos).

Essas células podem ficar adormecidas por anos (quatro, cinco, seis anos) e, os médicos não sabem explicar o porquê, mas em algum momento essas células podem ‘’reativar’’ e começar a produzir o PSA, começando um novo foco de câncer de próstata.

Resumindo: o PSA pode subir porque podem já existir metástases mesmo no início, em casos muito iniciais, embora esse risco seja pequeno.

Contudo, O PSA pode subir por um fenômeno conhecido pelos especialistas da área como ‘’falso-positivo’’, porque é usado um anticorpo no teste feito no sangue, que reage com a proteína do PSA no sangue.

A questão é que, embora esse anticorpo seja muito específico para a molécula do PSA, ele pode reagir de forma cruzada com outras proteínas parecidas, alterando o teste. Como isso já é sabido pelos especialistas, o PSA é considerado ‘’normal’’ como um ‘’ruído’’ do teste até o valor de 0,2 para aqueles homens que já não tem mais próstata, a partir desse valor o PSA já é considerado alterado e se inicia uma busca para saber se existe algum foco de doença ativa no corpo.

Ou seja, são dois motivos do porque um PSA pode subir depois de uma retirada da próstata.

🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários!

☎(11) 2769-3929

📱(11) 99590-1506

Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt

💻 https://www.clinicauroonco.com.br/

Agende online:

Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52

Vila Mariana - São Paulo - SP

Dr. Bruno Benigno - CRM: 126.265 | RQE Nº: 60022 

924 visualizações6 comentários
bottom of page