top of page

Quanto Tempo Leva para se Recuperar Após uma Prostatectomia Robótica?

Olá, pessoal! Aqui é o Dr. Bruno Benigno, urologista, direto de São Paulo, Capital. Hoje quero falar com vocês sobre os cuidados após a prostatectomia radical robótica.

Uma das principais preocupações dos homens que serão submetidos ao tratamento cirúrgico do câncer de próstata é a recuperação após o procedimento. Muitas dúvidas surgem nesse processo e a intenção deste vídeo é esclarecer as principais perguntas de forma bem objetiva.



A cirurgia costuma durar de 2 a 3 horas e o pós-operatório costuma ser feito no quarto privativo sem a necessidade de unidade terapia intensiva.

Você se alimentará no mesmo dia do procedimento e será estimulado a se movimentar e sair da cama após 6 a 8 horas do término da cirurgia.


A duração média da internação varia de caso para caso, mas em geral os homens ficam internados por um período de 24 a 36 horas.


No momento da alta o seu médico passará todas as orientações referentes à alimentação, cuidado com a ferida operatória, repouso, cuidados com a sonda na uretra, receitas de antibióticos e analgésicos assim como a orientação referente ao seu retorno em consulta para retirada da sonda.

Vamos começar falando dos cuidados com a ferida operatória.


É importante trocar os curativos diariamente após o banho. Uma das grandes vantagens da cirurgia laparoscópica é uma baixa taxa de infecção nas decisões cirúrgicas. Nós costumamos recomendar aos nossos pacientes que retirem completamente a gaze de cobertura da ferida operatória e lá vem a incisão apenas com água e sabão.


Use o mesmo sabão e shampoo Você já está habituado e não aplique produtos como álcool, água oxigenada, cremes, pomadas ou outros produtos naturais em cima da incisão cirúrgica. Mantenha sempre o local da cirurgia seco e limpo.


Caso perceba o acúmulo de pequena quantidade de secreção ou de gotas de sangue, você pode cobrir a incisão com uma gaze seca, de modo a proteger as suas roupas do contato com fluidos corporais mas mantendo sempre a ventilação da ferida operatória.



Todos os pacientes que passam pela cirurgia de remoção da próstata com a técnica robótica devem usar a sonda pela uretra por um período que varia de 7 a 10 dias ponto a sonda é necessária para garantir a drenagem adequada da urina nos dias que seguem a cirurgia, assim como garantir uma cicatrização interna com Contorno liso e regular.. Fique tranquilo, a retirada da sonda é um procedimento indolor e feito no próprio consultório do médico, sem a necessidade de receber novamente a anestesia geral. Caso note pele irritada devido à fita adesiva, deixe a ferida descoberta.

Sobre a alimentação, é importante manter uma dieta saudável, evitando frituras, alimentos gordurosos e condimentados. Beba bastante líquido, como água, chá e sucos naturais, mas evite refrigerantes e bebidas alcoólicas nos primeiros 15 dias após a cirurgia.


Evite alimentos apimentados e condimentados ponto de preferência para líquidos Claros como água de coco, suco cítricos ou isotônicos como o Gatorade.

Agora vamos falar sobre os cuidados que você deve ter em casa com a sonda na uretra e a bolsa coletora de urina.


Lave com água e sabão durante o banho, mas nunca desconecte a bolsa da sonda. Pequenas gotas de sangue podem ser eliminadas pela uretra ou por fora da sonda, mas não se preocupe, é normal.

Sobre atividades físicas, mantenha repouso relativo nos primeiros 30 dias. Caminhar é bom, mas evite exercícios intensos e carregar pesos. Dirigir deve ser evitado nos primeiros 15 dias após a cirurgia.

Quanto à atividade sexual, é possível reiniciá-la após 30 dias. Lembre-se de que as primeiras experiências podem causar pequenas dores e eventual perda de urina, mas a maioria dos pacientes recupera a potência nos primeiros 6 a 8 meses.


Recuperação da ereção pode ser acelerada com a utilização de medicações como o tadalafila e o Viagra, assim como a realização de sessão de fisioterapia e a utilização de dispositivos penianos à vácuo que aceleram a retomada da circulação peniana normal.


É importante deixar claro que a velocidade da recuperação da ereção e da continência urinária Depende de diversos fatores como idade maior ou menor que 65 anos, tabagismo, obesidade, diabetes, doença avançada no momento do diagnóstico e pacientes que já possuem condições neurológicas previamente a cirurgia, como pacto por exemplo. todos esses fatores que eu acabei de citar dificultam irritado uma recuperação da continência urinária e ereção.


Em caso de urgência, procure o pronto-socorro do hospital onde foi operado e acione a equipe médica que operou você.

Nossa equipe deseja uma excelente recuperação. Até breve!


🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários! ☎(11) 2769-3929 📱(11) 99590-1506 Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt 💻 https://www.clinicauroonco.com.br/ Agende online: http://bit.ly/2WMMiCI Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52 Vila Mariana - São Paulo - SP Dr. Bruno Benigno CRM SP 126265 | RQE 60022 Urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz SP Diretor da Clínica Uro Onco Especialista em Uro-oncologia e Cirurgia robótica Instagram: @dr_benigno #urologia #saúde #urooncologia #vidasaudável #uro #urologia #medicina #drbrunobenigno #uroonco #onco #oncologia #PSA #cancerdeprostata #prostata #cirurgiarobotica #novembroazul





1.588 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page