top of page

Câncer de Próstata Antes dos 50 Anos: Um Alerta para Homens Jovens



Em um cenário onde o câncer de próstata é predominantemente associado a homens acima dos 50 anos, observa-se uma tendência preocupante de diagnósticos em idades mais jovens. Dr. Bruno Benigno, renomado urologista e oncologista, destaca a importância da conscientização e do diagnóstico precoce desta doença, que vem apresentando um aumento de incidência em homens com menos de 50 anos.


Aumento da Incidência em Jovens

Nos últimos anos, a incidência de câncer de próstata em homens jovens tem aumentado, uma mudança que pode ser atribuída a diversos fatores, incluindo mudanças no estilo de vida, como sedentarismo e hábitos alimentares inadequados. Dr. Benigno enfatiza a necessidade de atenção a essa tendência, apontando para a importância de se entender os fatores de risco e as medidas preventivas que podem ser adotadas.


Fatores de Risco e Prevenção

Entre os principais fatores de risco destacados estão a raça, com homens negros apresentando maior predisposição à doença, mutações genéticas, como as dos genes BRCA1 e BRCA2, e o histórico familiar de câncer de próstata em parentes de primeiro grau. Dr. Benigno ressalta a importância de um diagnóstico precoce, especialmente para aqueles que se enquadram em grupos de alto risco, recomendando o início do rastreamento aos 40 anos ou até antes, dependendo do histórico familiar.


Diagnóstico Precoce e Tratamento

O diagnóstico precoce é crucial para um tratamento eficaz e pode significativamente aumentar as chances de sobrevivência. Dr. Benigno aconselha a realização regular de exames de PSA, ultrassonografia e toque retal, especialmente para aqueles em grupos de risco. Para homens com alto risco, o acompanhamento pode ser necessário semestralmente.


Conscientização e Educação

A educação e a conscientização sobre o câncer de próstata em homens jovens são fundamentais para mudar a percepção de que esta é uma doença exclusiva de idades mais avançadas. Dr. Benigno encoraja homens a se informarem sobre os riscos e a procurarem avaliação médica regular, enfatizando que o conhecimento e a prevenção são as melhores ferramentas contra o câncer de próstata.


Conclusão

O aumento da incidência de câncer de próstata em homens com menos de 50 anos é um alerta para a necessidade de vigilância e prevenção. Através de um diagnóstico precoce e do entendimento dos fatores de risco, é possível combater efetivamente a doença. Dr. Benigno conclui reforçando a mensagem de que a prevenção e o cuidado com a saúde devem ser prioridades para todos os homens, independentemente da idade.


🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários! ☎(11) 2769-3929 📱(11) 99590-1506 Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt 💻 https://www.clinicauroonco.com.br/ Agende online: http://bit.ly/2WMMiCI Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52 Vila Mariana - São Paulo - SP Dr. Bruno Benigno CRM SP 126265 | RQE 60022 Urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz SP Diretor da Clínica Uro Onco Especialista em Uro-oncologia e Cirurgia robótica Instagram: @dr_benigno #urologia #saúde #urooncologia #vidasaudável #uro #urologia #medicina #drbrunobenigno #uroonco #onco #oncologia #PSA #cancerdeprostata #prostata #cirurgiarobotica #novembroazul




41 visualizações0 comentário
bottom of page