COMO É RETIRADO?
A retirada do cateter de duplo J é um procedimento simples e de pequeno porte. Em algumas situações o urologista instala um fino fio de nylon na extremidade do cateter que fica na bexiga. O fio é exteriorizado através da uretra e fixado com esparadrapo na região interna da coxa.
O paciente recebe alta hospitalar com a orientação de retornar ao consultório do urologista alguns dias após a cirurgia. No consultório, o urologista aplicará uma anestesia local em forma de gel (na uretra) para remover o cateter ao tracionar o fio de nylon.
Em situações especiais (como cirurgias complexas e pacientes que fazem uso do cateter por um tempo mais prolongado) pode ser necessário a retirada do catéter no centro cirúrgico.
Utilizando uma sedação leve, o urologista introduz uma micro câmera através da uretra, localiza o cateter duplo J dentro da bexiga e remove o mesmo utilizando uma pinça apropriada para prender o dispositivo.
por: Dr. Bruno Benigno
Urologista - São Paulo
CRM 126265
Olá Dr. O duplo J foi colocado no meu pai após a raspagem de tumor na bexiga em março deste ano. Tentaram retirá-lo em julho, porém o mesmo estava cauterizado/cristalizado. Agora em outubro retiraram apenas um lado, pois houve sangramento e a cirurgia estava muito longa. Gostaria de receber maiores informações sobre este procedimento. Em algumas pesquisas que fiz, o duplo J não poderia passar de 4 meses. Teria sido isso o motivo da cristalização? Desde já agradeço a oportunidade e fico no aguardo.
O meu duplo J com fio de Nylon eu tirei em casa.Depois de 5 dias com ele,não senti nenhuma dor,senti foi uma liberdade e muita alegria pois estava me incomodando demais.