top of page

Como é diagnosticado o câncer de próstata?

Existem dois exames simples que podem ajudar no diagnóstico de câncer de próstata: o teste ou exame de toque retal e o teste PSA.


  • Exame retal: é aquele que o médico insere um dedo no reto para sentir a próstata. A diferença no tamanho, consistência ou forma, guia sobre se patológico ou não. Este teste não é doloroso e dura menos de 30 segundos.

  • O PSA (Prostate Specific Antigen) é uma proteína produzida na próstata e lançada em uma parte muito pequena para o sangue. Na circulação de sangue uma quantidade de cerca de 4 ng / ml, é considerada normal. Nos distúrbios da próstata este número pode subir para valores de 3000 ou até mais.

Estes dois testes podem ser realizados rotineiramente pelo médico, especialmente em homens com mais de 50 anos. Nenhum teste é 100% certo, mas a avaliação de ambos pode alertar o médico para a possibilidade de câncer de próstata, e continuar com outros exames mais detalhados. Não podemos esquecer um detalhe: nível elevado de PSA acima do normal não significa necessariamente que o indivíduo tem ou terá câncer de próstata. Este parâmetro é elevado em outras condições da próstata, como o aumento benigno do volume da glândula (hiperplasia benigna da próstata), e até mesmo durante um quadro de infecção conhecido como prostatite.



170 visualizações0 comentário
bottom of page