A fimose nada mais é do que a formação de um anel fibroso e com pouca elasticidade na pele do prepúcio. Mas, em homens adultos, em todos os casos são necessárias as cirurgias? Existe algum medicamento que resolva essa condição?
A fimose é um tema muito recorrente no consultório do urologista, sendo uma condição mais comum em bebês do sexo masculino. Em crianças, é normal que com o passar dos anos - desde o momento do nascimento - a condição já ‘’suma’’ sozinha, tendo em vista que grande maioria dos homens já nascem com a mesma, é chamada de ‘’fimose primária’’ e nesses casos dificilmente são necessárias cirurgias, apenas onde, na puberdade, o problema persiste.
Todavia, homens após a fase da adolescência podem desenvolver a condição também, levando o nome de ‘’fimose secundária``.
Nessas ocorrências, as causas podem ser variadas, surgindo após um quadro de infecção ou de um traumatismo local, por exemplo. Em aproximadamente 40% dos casos não é possível reverter o problema sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica.
Sendo uma dúvida bastante recorrente no consultório do urologista, é comum ouvir a pergunta: ‘’existe pomada para a cura da fimose?’’
A resposta é: infelizmente não, apenas em casos infantis nos quais são receitadas pomadas à base de corticoide. Em adultos, o tratamento para a fimose é apenas cirúrgico ou, é recomendado o uso de sabonetes neutros e cremes hidratantes na tentativa de restabelecer a lubrificação da pele o mais próximo do normal possível.
O problema citado no texto, além de causar possíveis incômodos, pode provocar problemas no desempenho sexual e, segundo alguns estudos, pode aumentar o risco de desenvolver o câncer de pênis. Caso necessário, não deixe de consultar um especialista.
Veja fotos reais da cirurgia de fimose (postectomia):
Ficou interessado no assunto? Quer saber mais sobre a cirurgia, pré e pós-operatório? Acesse também e nos conte o que achou:
Escrito por:
Comments