'
Pedras nos rins ou cálculos renais são uma causa frequente de procura por atendimento de urgência em urologia.
Na maioria das vezes as pedras nos rins não causam qualquer sintoma e frequentemente são diagnosticadas através de exames de rotina solicitados por outro motivo.
Toda vez que um pequeno cálculo se desloca do rim em direção ao ureter, existe a possibilidade da obstrução súbita do fluxo de urina. Isto leva a um aumento repentino da pressão no interior do rim, que desencadeia uma sensação de dor intensa.
Cálculos de até 7mm tem 70% de chance de serem eliminados espontaneamente. Em geral, medicamentos para controle da dor e outros que agem relaxando a musculatura do ureter (tansulosina) facilitam esse processo de expulsão.
Uma preocupação muito frequente entre urologistas e pacientes é a prevenção de novos cálculos e a possibilidade e dissolver sem tratamentos invasivos as pedras já existentes.
Na década de 80, a avaliação da composição das Pedras do sistema urinário era uma prática comum no mundo inteiro. Entretanto, descobriu-se que aproximadamente 80% de todos os cálculos são formados de Oxalato de cálcio, um composto que tem baixa solubilidade e que está diretamente relacionado à baixa ingestão de água e excesso de sal na dieta.
Nos dias atuais, o exame com maior utilidade para a investigação de anormalidades metabólicas é a avaliação de urina de 24 horas. Neste exame urologista consegue investigar se há uma eliminação anormal de cálcio, ácido úrico, aminoácidos (como a cistina) ou mesmo a diminuição de compostos aumentam o poder de solubilidade da urina, como o oxalato e o citrato.
Outra casa muito comum de cálculos renais é o excesso de ácido úrico na urina. Em geral essas pedras não costumam ser detectadas em exames de raio-x simples.
O tratamento das pedras de ácido úrico costuma ser mais simples, uma vez que o controle dos níveis sanguíneos da substância e a diminuição da sua ingestão através de um controle nutricional são as estratégias mais utilizadas e têm excelente eficácia.
Existe uma outra situação conhecida como hipercalciúria idiopática. Trata-se de uma condição médica onde o paciente elimina grande quantidade de cálcio na urina. O motivo dessa alteração ainda é desconhecido nos dias atuais mas alguns diuréticos como a Hidroclorotiazida tem a capacidade e diminuir a eliminação excessiva da substância na urina, o que favorece a interrupção do ciclo de formação e crescimento de novos cálculos.
Em resumo, avaliação urológica detalhada, aumento da ingestão de líquidos como água e sucos, assim como o controle da quantidade de sal ingerido na alimentação são as principais estratégias utilizadas na prevenção contra pedras nos rins.
Assiste este vídeo: Remédio caseiro funciona?
sobre: Dr. Bruno Benigno
Olá , sinto muitas crises de dores fortíssima na uretra quando faço xixi e as vezes percebo que cada vez que sinto parece doer da uretra até a bexiga, já fiz tomografia e não acusou cálculo, o que será???? Exames de urina algumas vezes já acusou cristais, sinto crise várias vezes dentro de 12 meses as vezes sai até um pouco de sangue,. Médico nenhum até o momento não me deu um diagnóstico. Estou muito triste. Será que devo procurar um uroginecologista ?? Me ajude por favor! .
Estou com três cálculo renal um de 18mm um de 13mm e outro de 9mm de ácido úrico qual remédio devo tomar para dissolver estes cálculos
Estou com um cálculo de 8mm estou tomando ForITUs
Q o médico passou...e parei de sentir dor será q espulso a pedra ?
Tenho uma de 2,3cm não consegui cirurgia, não sei mas oque fazer me ajudem se puderem.
Boa noite eu tenho bastante cálculo final e frequência de infecção urinária tenho bastante queimação qual o melhor tratamento