top of page

Medicamentos para dissolver e evitar pedras nos rins. Saiba mais

Atualizado: 13 de jul. de 2020

'


Pedras nos rins ou cálculos renais são uma causa frequente de procura por atendimento de urgência em urologia.


Na maioria das vezes as pedras nos rins não causam qualquer sintoma e frequentemente são diagnosticadas através de exames de rotina solicitados por outro motivo.

Toda vez que um pequeno cálculo se desloca do rim em direção ao ureter, existe a possibilidade da obstrução súbita do fluxo de urina. Isto leva a um aumento repentino da pressão no interior do rim, que desencadeia uma sensação de dor intensa.


Cálculos de até 7mm tem 70% de chance de serem eliminados espontaneamente. Em geral, medicamentos para controle da dor e outros que agem relaxando a musculatura do ureter (tansulosina) facilitam esse processo de expulsão.


Uma preocupação muito frequente entre urologistas e pacientes é a prevenção de novos cálculos e a possibilidade e dissolver sem tratamentos invasivos as pedras já existentes.


Na década de 80, a avaliação da composição das Pedras do sistema urinário era uma prática comum no mundo inteiro. Entretanto, descobriu-se que aproximadamente 80% de todos os cálculos são formados de Oxalato de cálcio, um composto que tem baixa solubilidade e que está diretamente relacionado à baixa ingestão de água e excesso de sal na dieta.


Nos dias atuais, o exame com maior utilidade para a investigação de anormalidades metabólicas é a avaliação de urina de 24 horas. Neste exame urologista consegue investigar se há uma eliminação anormal de cálcio, ácido úrico, aminoácidos (como a cistina) ou mesmo a diminuição de compostos aumentam o poder de solubilidade da urina, como o oxalato e o citrato.

Outra casa muito comum de cálculos renais é o excesso de ácido úrico na urina. Em geral essas pedras não costumam ser detectadas em exames de raio-x simples.


O tratamento das pedras de ácido úrico costuma ser mais simples, uma vez que o controle dos níveis sanguíneos da substância e a diminuição da sua ingestão através de um controle nutricional são as estratégias mais utilizadas e têm excelente eficácia.


Existe uma outra situação conhecida como hipercalciúria idiopática. Trata-se de uma condição médica onde o paciente elimina grande quantidade de cálcio na urina. O motivo dessa alteração ainda é desconhecido nos dias atuais mas alguns diuréticos como a Hidroclorotiazida tem a capacidade e diminuir a eliminação excessiva da substância na urina, o que favorece a interrupção do ciclo de formação e crescimento de novos cálculos.


Em resumo, avaliação urológica detalhada, aumento da ingestão de líquidos como água e sucos, assim como o controle da quantidade de sal ingerido na alimentação são as principais estratégias utilizadas na prevenção contra pedras nos rins.



Assiste este vídeo: Remédio caseiro funciona?







133.361 visualizações15 comentários

15 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Olá , sinto muitas crises de dores fortíssima na uretra quando faço xixi e as vezes percebo que cada vez que sinto parece doer da uretra até a bexiga, já fiz tomografia e não acusou cálculo, o que será???? Exames de urina algumas vezes já acusou cristais, sinto crise várias vezes dentro de 12 meses as vezes sai até um pouco de sangue,. Médico nenhum até o momento não me deu um diagnóstico. Estou muito triste. Será que devo procurar um uroginecologista ?? Me ajude por favor! .

Like
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
Jul 03, 2023
Replying to

Olá,


Agradecemos por compartilhar seus sintomas e preocupações. Com base nas informações que você forneceu, é importante que você procure um urologista para uma avaliação mais detalhada e exames adicionais. Como especialistas na área, podemos oferecer suporte e cuidados especializados para ajudar a identificar a causa das suas dores intensas na uretra durante a micção.


Embora os exames de tomografia tenham descartado a presença de cálculos, é possível que outros problemas possam estar causando seus sintomas, como infecções urinárias recorrentes, inflamação da uretra ou outros distúrbios do trato urinário.


Recomendamos que você entre em contato com nossa equipe para agendar uma consulta presencial ou por teleatendimento. Nossos especialistas realizarão uma avaliação cuidadosa, levarão em consideração seus sintomas e histórico médico,…


Like

Estou com três cálculo renal um de 18mm um de 13mm e outro de 9mm de ácido úrico qual remédio devo tomar para dissolver estes cálculos

Like
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
Jun 16, 2023
Replying to

Agradecemos por compartilhar sua pergunta conosco sobre medicamentos para dissolver e evitar pedras nos rins. Compreendemos sua preocupação e estamos aqui para orientá-lo.


No entanto, é importante ressaltar que o uso de medicamentos para tratar pedras nos rins requer uma avaliação médica adequada. Cada caso é único e a escolha do medicamento dependerá do tamanho, tipo e localização da pedra, bem como de outros fatores específicos de sua condição.


Para obter uma recomendação personalizada, incentivamos você a entrar em contato com nossa equipe especializada. Por meio do nosso site, www.clinicauroonco.com.br, você encontrará informações detalhadas sobre nossa clínica e serviços. Além disso, oferecemos atendimento personalizado via WhatsApp no número (11) 99590-1506.


Nossa equipe médica está preparada para avaliar o seu caso…


Like

Isaias Franco
Isaias Franco
Nov 22, 2022

Estou com um cálculo de 8mm estou tomando ForITUs

Q o médico passou...e parei de sentir dor será q espulso a pedra ?

Like
Replying to

voce conseguiu?

Like

Andrea Felix
Andrea Felix
Oct 31, 2022

Tenho uma de 2,3cm não consegui cirurgia, não sei mas oque fazer me ajudem se puderem.

Like
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
Oct 31, 2022
Replying to

Obrigado pela confiança em nossa equipe e por compartilhar seus sintomas aqui no canal. Saiba que muitas pessoas enfrentam esse mesmo problema. A boa notícia é que existem tratamentos que podem ajudar. Para um melhor direcionamento do seu quadro, é importante que passe por uma avaliação médica especializada com um urologista mais próximo de você. Sintomas assim podem ter causas variadas em pessoas diferentes. Podemos ajudar. Para saber mais sobre nosso time de especialistas e tirar mais dúvidas, acesse o link abaixo. Se preferir, explore o conteúdo aqui em nosso canal. Temos várias playlists com grande quantidade de conteúdo referente à sua dúvida. Obrigado mais uma vez. Melhoras https://doct.to/6l8488pf Dr. Bruno Benigno [CRM SP 126265] e Equipe.

Like

Roberta Kalinque
Roberta Kalinque
Aug 13, 2021

Boa noite eu tenho bastante cálculo final e frequência de infecção urinária tenho bastante queimação qual o melhor tratamento

Like
Replying to

Coloca o link

Like