Durante uma crise de cólica renal é muito comum um aumento súbito da dor. A primeira coisa é evitar a ingestão excessiva de água, uma vez que o aumento da produção de urina pode levar também ao aumento na pressão no sistema urinário, já obstruído pelo cálculo, levando a uma piora importante do quadro doloroso.
Isso não significa que beber água não é importante para o tratamento do cálculo renal.
Recomendamos beber bastante água para pessoas que não estão em um episódio agudo de cólica renal, e sim, para aquelas que estão na fase de prevenção do surgimento de novos cálculos.
Outro passo importante é procurar atendimento médico de urgência neste momento, tendo como objetivo o alívio da dor, análises por exames de laboratório e de imagem, com objetivo de avaliar se houve ou não algum dano aos rins.
Medicações analgésicas e anti-inflamatórias costumam ser usadas para alívio imediato da dor. Em alguns casos, pode ser necessário a utilização de medicações derivadas da morfina, que tem um poder muito maior para o controle da dor.
Após essa avaliação inicial, o urologista é capaz de orientar qual o melhor tratamento. Isso porque em alguns casos a simples observação e utilização de medicações que dilatam o canal urinário são suficientes para eliminação espontânea do cálculo.
Já em situações onde o cálculo é muito grande ou em pacientes que apresentam um quadro de infecção muito grave, uma cirurgia de urgência pode ser necessária para a retirada do cálculo e a desobstrução da via urinária.
Por: Dr. Bruno Benigno
Urologista
CRM SP 126265
Gostei muito de assistir este vídeo
Porque sofro muito com está cólica de rins mi