Olaparib mostra aumento da expectativa de vida em homens com câncer de próstata com metástases

Publicação recente em uma importante revista médica (link aqui), pesquisadores ingleses anunciaram uma nova droga para o combate ao câncer de próstata com metástases, resistente ao bloqueio da testosterona e que já haviam recebido múltiplos tratamentos para controle da doença, o Olaparib. (1)

A medicação age através da inibição de uma enzima responsável pelo reparo dos defeitos em segmentos do DNA.

Embora não seja a cura definitiva para o câncer de próstata, os resultados mostram um aumento no tempo para retomada do crescimento da doença, assim como o aumento da sobrevivência de homens portadores de câncer de próstata com metástase em estágio avançado.

para serem incluídos neste estudo, os homens com câncer de próstata já deveriam ter falhado aos tratamentos anteriores, com quimioterapia e/ou novos agentes bloqueadores de testosterona por via oral.

O estudo comparou uma população de homens com mutações genéticas específicas (BRCA 1 e 2; ATM) vs aqueles que apresentavam outros tipos de mutações não relacionadas ao reparo do DNA, sendo estes últimos usados como controle.

Os homens do grupo controle poderiam receber qualquer uma terapia oral padrão escolhida pelo médico assistente (abiraterona (2) ou enzalutamida (3)).

Os resultados do estudo mostram que houve melhor controle até a retomada do crescimento da doença, assim como maior expectativa de vida no grupo de homens que recebeu Olaparib. (1)

Até o momento (maio de 2020), a droga não está comercialmente disponível do Brasil com esta indicação, mas já é usada em mulheres com câncer de ovário. Sua aprovação pelas autoridades reguladoras deve acontecer em um futuro próximo.

Como resultado desse estudo, agora temos mais uma opção de controle da doença em homens que já falharam a vários tratamentos na fase inicial da doença.

Mais estudos seguem em andamento, investigando o papel da droga em estágios menos avançado.

escrito por:

CRM 126 265