top of page

Os Benefícios da Cirurgia Robótica para Pacientes com Hérnia Inguinal


A cirurgia robótica é um procedimento muito menos invasivo que oferece um tempo de recuperação mais rápido e maior segurança. Neste artigo, exploraremos o papel da cirurgia robótica no tratamento de hérnias inguinais.


A hérnia inguinal é uma condição comum que ocorre quando parte do intestino se projeta através de uma abertura na parede muscular abaixo da virilha. Tradicionalmente, as hérnias inguinais são tratadas com cirurgia aberta.

No entanto, esses métodos cirúrgicos abertos podem ser invasivos e vêm com um longo tempo de recuperação e risco de complicações.


A cirurgia robótica é um procedimento muito menos invasivo que oferece um tempo de recuperação mais rápido e maior segurança, uma vez que não há necessidade de um grande corte na parede abdominal do paciente. Também demonstrou ter menos complicações pós-operatórias do que a cirurgia aberta.


A correção de hérnia inguinal com cirurgia robótica é uma nova maneira de realizar uma correção de hérnia que pode oferecer melhor recuperação ao paciente. Veja algumas vantagens:

  • o paciente sente menos dor,

  • menos sangramento

  • pode voltar ao trabalho muito mais cedo após a cirurgia.

O procedimento é realizado inserindo o endoscópio (micro câmera que gera uma visão 3D de dentro do abdome) através de um pequeno corte de 15mm abaixo do umbigo.

Dois pequenos cortes de 10 mm adicionais são feitos a 8 cm laterais ao umbigo.

Através destes cortes, finas cânulas do calibre de uma caneta são acopladas na parede abdominal, para permitir a entrada e saída das pinças robóticas.


O cirurgião e sua equipe acoplam os braços mecânicos do robô às pinças, deforma a permitir que haja o controle remoto dos braços.

O cirurgião então assume o controle dos braços robóticos através de um console instalado na sala de cirurgia e executa o procedimento de forma meticulosa.

Com esta técnica, é possível o tratamento simultâneo de hérnia à direita e à esquerda, sem a necessidade de cortes adicionais.


Após a correção da hérnia inguinal, o cirurgião implanta telas sintéticas flexíveis, que vão reforçar a parede abdominal internamente e diminuir a chance de retorno da hérnia no futuro.

A fixação da tela pode ser feita através de cola cirúrgica ou clips absorvíveis.


Precisa de mais informações sobre a cirurgia robótica para o tratamento de hérnias?

Estamos à disposição.










456 visualizações0 comentário
bottom of page