top of page

Prostatectomia: Ultrassom em tempo real diminui o risco de impotência e incontinência

A prostatectomia radical robótica é um procedimento utilizado para tratar o câncer de próstata. Um estudo piloto realizado recentemente buscou avaliar a viabilidade da utilização de imagens de fusão 3D-TRUS-mpMRI no intraoperatório para guiar este procedimento e seu impacto na estratégia cirúrgica.


Principais ideias:

1. O estudo incluiu 11 pacientes com câncer de próstata orgânico, confirmado por biópsia e visível no exame de ressonância magnética multiparamétrica (mpMRI).

2. A modelagem 3D intraoperatória foi possível em todos os casos, com tempo médio de 6 minutos.

3. A utilização desses modelos levou a uma mudança significativa na estratégia cirúrgica em 54% dos casos, possibilitando maior preservação dos nervos e maximização das funções motoras.

4. Não foram relatadas margens cirúrgicas positivas, ou seja, resíduos tumorais após a cirurgia.

5. A técnica de fusão de imagens intra operatória mostrou-se viável e confiável no estudo.



Conclusão:

O estudo piloto aponta que a técnica intra operatória de modelagem 3D-TRUS-mpMRI com a fusão de imagens (Koelis Trinity.) é eficaz para auxiliar os cirurgiões durante a prostatectomia radical robótica, contribuindo para melhores resultados funcionais sem aumentar o risco de margens positivas após a cirurgia.


Se você deseja saber mais sobre este avanço na oncologia, acesse nosso site Clínica Uro Onco! Liderada pelo especialista em Urologia Oncológica, Dr. Bruno Benigno (CRM 126265), a clínica trabalha com o objetivo de garantir um tratamento eficaz e participativo para os pacientes, permitindo melhores resultados no combate ao câncer.


Referência bibliográfica

Oderda M, Calleris G, D'Agate D, Falcone M, Faletti R, Gatti M, Marra G, Marquis A, Gontero P. Intraoperative 3D-US-mpMRI Elastic Fusion Imaging-Guided Robotic Radical Prostatectomy: A Pilot Study. Curr Oncol. 2022 Dec 22;30(1):110-117. doi: 10.3390/curroncol30010009. PMID: 36661658; PMCID: PMC9858363.




152 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page