top of page

Radioterapia para o Câncer de Próstata: Vantagens, Desvantagens e Riscos

Neste vídeo, o médico urologista Dr. Bruno Benigno, diretor da Clínica Uroonco em São Paulo, aborda o tema da radioterapia no tratamento do câncer de próstata. Ele busca esclarecer dúvidas comuns que surgem durante a decisão entre cirurgia e radioterapia, além de explorar os riscos e os efeitos colaterais associados a esse tipo de tratamento.



A radioterapia é uma técnica que utiliza radiação para destruir células cancerígenas. Existem dois tipos principais: a radioterapia externa, em que a fonte de radiação é aplicada fora do corpo do paciente, e a braquiterapia, em que a fonte de radiação é colocada dentro do corpo por meio de pequenas sementes.


O tratamento é personalizado de acordo com a área a ser irradiada e a dose de radiação a ser aplicada, levando em consideração características individuais do paciente, como altura, peso, anatomia e agressividade do tumor. Um dos principais desafios da radioterapia é encontrar o equilíbrio entre a dose de radiação necessária para destruir as células cancerígenas e os efeitos colaterais que podem ocorrer quando a radiação atinge tecidos saudáveis próximos à próstata, como a bexiga e o reto. Isso pode levar a efeitos colaterais indesejados, como diarreia, sangramento, inflamação da bexiga e desconforto.


É importante ressaltar que esses efeitos colaterais podem ocorrer mesmo anos após o término da radioterapia e que não há cura para eles. Além disso, o acompanhamento dos pacientes que passaram pela radioterapia pode ser um desafio, uma vez que o PSA (antígeno prostático específico) não fica zerado, como no caso da cirurgia.


O PSA pode continuar oscilando e pode não atingir níveis tão baixos quanto 0,2 ng/ml, o que dificulta a detecção de recidivas. Apesar desses desafios, a radioterapia tem uma eficácia semelhante à cirurgia no tratamento do câncer de próstata. A chance de cura varia de acordo com o estágio da doença e a agressividade do tumor. Pacientes diagnosticados precocemente e com tumores menos agressivos têm uma alta taxa de sucesso no tratamento. É importante destacar que as informações compartilhadas no vídeo não substituem uma consulta médica e servem apenas como um guia para ajudar os pacientes a entenderem melhor o tratamento.



Cada caso deve ser avaliado individualmente por um profissional de saúde. Para mais informações sobre o trabalho do Dr. Bruno Benigno e sua clínica, é possível acessar o site www.clinicauroonco.com.br ou acompanhar suas redes sociais no Instagram. É fundamental que os pacientes estejam bem informados e esclareçam todas as suas dúvidas com seus médicos antes de tomar qualquer decisão relacionada ao tratamento do câncer de próstata.


🔸contato: ☎(11) 2769-3929 📱(11) 99590-1506 | whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt 💻 https://www.clinicauroonco.com.br/ Agenda: http://bit.ly/2WMMiCI R. Borges Lagoa 1070, Cj 52 V. Mariana - São Paulo - SP Dr. Bruno Benigno CRM SP 126265 Urologista do H. Alemão Oswaldo Cruz Uro-oncologia e Cirurgia robótica Instagram: @dr_benigno #radioterapia#urologista#cancerdeprostata




540 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page