top of page

Telemedicina em tempos de Covid-19

Atualizado: 4 de mai. de 2021

Por: Dr. Bruno Benigno [ Urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz SP e Diretor da Clínica Uro Onco } - CRM SP: 126 265


A telemedicina é uma área da telessaúde que oferece atendimentos de forma remota - como as teleconsultas - permitindo uma maior acessibilidade da medicina. É mais prático e elimina barreiras geográficas, podendo contar com outros médicos na consulta.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o serviço foi um grande aliado para viabilizar atendimentos no mundo todo, recebendo atenção e investimentos de diversos países. Pacientes idosos e com limitação para locomoção são um grupo muito beneficiado.


O teleatendimento médico não surgiu agora com a covid, o seu primeiro registro oficial foi em 1967 nos Estados Unidos. Já no Brasil, o primeiro registro foi na década de 90, mas só recentemente foi liberado em caráter provisório pela agência reguladora de saúde. (1)


Sempre soubemos o quanto cuidar da saúde é importante, porém, a pandemia reforçou esse ponto,

Em tempos de distanciamento social, a telemedicina é uma ótima aliada para manter o bem-estar em dia sem se arriscar, evitando hospitais, aglomerações e deslocamentos para obter o atendimento de um especialista.

Provavelmente, será uma prática presente no pós-covid, tendo em vista os benefícios que pode oferecer.


Nós, da Clínica Uro Onco, estamos a disposição sempre que necessário para esse e outros atendimentos, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para garantir sempre a saúde de nossos pacientes.




Escrito por:








1. Diário oficial da união - regulamentação telemedicina [Internet]. [citado 13 de abril de 2021]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-467-de-20-de-marco-de-2020-249312996





45 visualizações0 comentário
bottom of page