top of page

O qué é o teste PHI para o câncer de próstata?



Tradicionalmente, o rastreamento do câncer e próstata é feito com o teste sanguíneo do PSA, avaliação física com o exame digital retal (toque retal) e dados do histórico familiar de cada homem. Quando há uma elevada probabilidade de um homem ser portador do câncer de próstata, uma biópsia da glândula está indicada. O desafio é identificar apenas os homens que realmente necessitam deste procedimento. Para isso, inúmeras fórmulas e cálculos matemáticos foram desenvolvidos e testados, como: a densidade do PSA; a relação do PSA total/livre e a velocidade de elevação do PSA. Nos últimos anos, técnicas de imagem de alta resolução, como a ressonância magnética de múltiplos parâmetros vem ganhando cada vez mais espaço na tomada de decisão por biopsiar ou não.

O PHI score e o 4K score são testes sanguíneos ultra sensíveis com maior sensibilidade para identificar a doença mas ainda mostram custos elevados e necessitam validação em grandes populações antes de serem incluídos na

Quais os principais benefícios do teste de PHI?

Os benefícios do teste de PHI, são:

Teste realizado em amostra de sangue, sem necessidade de procedimentos mais invasivos;Avaliação mais confiável e alta sensibilidade da probabilidade do câncer de próstata;Três vezes mais específico do que o exame de PSA Total;Auxilia o médico na indicação mais específica para a realização da biópsia de próstata, evitando procedimentos desnecessários;Resultados automatizados – quando phi é integrado a instrumentos de imunoensaio;Resultado individual e personalizado.

O PHI – Índice de Saúde da Próstata – pode ser utilizado para classificar apropriadamente os pacientes em probabilidades baixas, moderadas e altas apropriadas do câncer de próstata encontrado na biópsia.

​As faixas de PHI resultantes têm sido associadas com aumento das probabilidades de câncer de próstata.

Os números que correspondem a essa probabilidade, são:

BAIXO RISCO

inferior a 2,1 ng/mL

MÉDIO RISCO

2,1 a 4,0 ng/mL

ALTO RISCO

superior a 4,0 ng/mL


Caso o resultado do seu teste do Índice de Saúde da Próstata (PHI) for baixo e outros indicadores clínicos sugerirem que o seu risco de câncer é baixo, são mínimas as chances do médico especialista solicitar a realização de uma biópsia, para investigar se há a presença de células cancerígenas.

Mas, se o resultado do seu teste do Índice de Saúde da Próstata (PHI) for alto e o seu médico estiver preocupado a respeito de outros fatores de risco, uma biópsia de próstata, ultrassonografia da próstata e o exame retal poderão ser recomendados.


ALERTA: caso você possua histórico de câncer na família, é muito importante que comece a realizar exames preventivos a partir dos 40 anos de idade. Para aqueles que não possuem, o recomendado é a partir dos 50 anos.

739 visualizações0 comentário
bottom of page