top of page

Biópsia de Próstata | O que é preciso saber antes? | Do preparo à recuperação - Guia do homem



A biópsia de próstata é um procedimento muito comum realizado milhares de vezes por ano no Brasil e no mundo. É um exame pedido por urologistas e que muito comumente é solicitado em casos de suspeita de câncer de próstata após ser encontrado um valor de PSA alto e alterações notadas no exame de toque retal.


Por ser um procedimento muito realizado, é natural que existam muitas dúvidas ainda sobre o assunto, então seguem aqui algumas informações relevantes e dúvidas frequentes sobre a biópsia de próstata respondidas pelo Dr. Bruno Benigno (CRM SP 126265), urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e diretor da Clínica Uro Onco, presentes em seu vídeo no youtube:






Como é feita a biópsia de próstata?


É um procedimento feito com anestesia local e sedação, o que significa que o paciente dormirá durante o procedimento e não sentirá qualquer dor. Pode ser realizado em um hospital ou em uma clínica especializada e dura aproximadamente de 30 a 40 minutos. Não é necessário que haja uma internação para fazer uma biópsia de próstata, o paciente é liberado no mesmo dia.


Como é feito o procedimento?


Um equipamento de ultrassom em forma de caneta é introduzido através do reto. Esse equipamento gera imagens em tempo real da próstata através da parede final do intestino, com proximidade de mais ou menos 5 cm, onde a parte anterior do intestino fica bem colada na próstata.

Através desse equipamento o médico introduz uma agulha que vai retirar fragmentos de 12 a 14 áreas diferentes da próstata, os quais serão enviados para uma análise no laboratório.

A biópsia é um procedimento considerado ambulatorial, é rápido e o risco relacionado a esse procedimento é muito baixo.


Qual o repouso após uma biópsia de próstata?

É recomendado repouso de 24 a 36 horas, evitando atividades físicas intensas, mas já é possível voltar às atividades cotidianas depois desse período. Porém, o Dr. Bruno Benigno recomenda que sejam evitadas atividades como academia, andar de bicicleta e o próprio ato sexual de quatro a cinco dias depois da biópsia.


Durante esse processo, beber bastante água é importante, atentando também para o detalhe de que é possível que ocorra uma pequena quantidade de sangramento na urina e também na ejaculação, o que costuma durar em torno de sete a quinze dias depois do procedimento, porém, o mesmo não deixa nenhuma sequela.

Qual o risco de fazer uma biópsia?


Como a biópsia é considerada um procedimento extremamente seguro, o risco de uma infecção grave como a prostatite (que precisa de uma internação para tomar antibiótico na veia) é de meio por cento. Então, dificilmente haverá sequelas ou problemas graves, porém, quinze a vinte por cento dos casos os homens podem sentir ardência para urinar e uma infecção urinária leve. Nesses casos, como nós já sabemos desse ‘’risco’’, realizamos a prevenção desses eventos com a utilização de antibióticos que são dados no dia da biópsia. O paciente pode tomar por 3 a 4 dias após o procedimento e, em alguns casos, esse uso de antibiótico pode ser até um pouco mais prolongado.


Quando indicar uma biópsia de próstata?

A biópsia de próstata é indicada em algumas situações:


  1. O urologista fez o toque retal e identificou um nódulo suspeito.

  2. Foi feito o exame de sangue do PSA e o valor está acima de 4 ng/ml. Se esse exame foi repetido e realmente esse valor foi confirmado, provavelmente é um caso para fazer a biópsia de próstata.

  3. Quando uma ressonância magnética da próstata é feita e a mesma mostra que existe um nódulo suspeito.


É importante deixar claro que a biópsia não é um exame de rotina, feito simplesmente para o rastreamento. É um exame invasivo indicado apenas quando há uma alta suspeita de existir um câncer na região.


Como interpretar o resultado de uma biópsia?


A biópsia de próstata, na verdade, não é binária, trazendo apenas resultados de ‘’câncer’’ ou ‘’não câncer’’. Ela pode trazer outros possíveis diagnósticos. De forma resumida, os resultados da biópsia de próstata podem ser:

  1. Tecido Normal

  2. Hiperplasia Benigna da Próstata: o aumento normal da próstata que todos os homens a partir dos 40 anos vão vivenciar.

  3. Prostatite Crônica (que tem vários tipos).

  4. Proliferação de pequenas glândulas atípicas dentro da próstata que podem confundir o diagnóstico com câncer de próstata, por exemplo.

  5. Atrofia. A próstata cresce na maioria do tecido, mas existem alguns focos em que o tecido vai morrendo. Isso é chamado de atrofia e está relacionado ao processo de envelhecimento natural, todo homem está suscetível a passar.

  6. Câncer de próstata.

Quanto tempo após uma biópsia para voltar a ter relações sexuais?


Como já dito anteriormente na parte referente ao ‘’repouso’’,

é recomendado que o paciente fique de 3 a 4 dias sem ter relações sexuais, isso porque nos primeiros dias após a biópsia o tecido naturalmente fica um pouco mais inflamado e, nessa situação, é comum que o homem sinta um pouco de dor durante a ejaculação.

Mas, após o período de 4 a 5 dias, isso passa e o homem já está totalmente liberado.



O que fazer depois de uma biópsia da próstata?


O repouso durante a espera do resultado (que sai em torno de sete dias) é importante, e então existe a conduta que o urologista responsável tomará baseada no resultado da biópsia.


Por exemplo, em caso de hiperplasia benigna da próstata, o médico não irá remover a sua próstata completamente, serão receitados remédios ou, em alguns casos, é feita uma raspagem.


No episódio de uma prostatite crônica existem medicações que podem controlar a condição. Ou então de uma atrofia, onde entram as mesmas estratégias de tratamento de uma hiperplasia benigna da próstata. E, claro, no caso de câncer de próstata o tratamento será de acordo com agressividade que o câncer foi detectado e o estágio em que a doença também foi descoberta.


A conduta depende do diagnóstico.


Quanto tempo demora o resultado de uma biópsia de próstata?


Esse dado varia de laboratório para laboratório, alguns serviços são muito rápidos e a biópsia sai em até três dias. Mas, em outros locais pode demorar mais pelo volume de biópsias ou exames, podendo ser um hospital ou uma clínica que também recebe outros tipos de biópsia de outros órgãos do corpo, esse resultado pode demorar até 15 dias. Em geral, na nossa prática o resultado de biópsias ficam prontos de 4 a 7 dias.


Nós, da Clínica Uro Onco, seguimos à disposição para esse e outros tipos de procedimentos, nos prontificando para ajudar e tirar dúvidas sempre que necessário. Conte conosco.




Escrito por: Sofia Carnavalli | Assessoria de Imprensa do

Dr. Bruno Benigno (CRM SP 126265)



11.198 visualizações4 comentários
bottom of page