Se você está se preparando para passar por uma cirurgia de fimose provavelmente tem muitas dúvidas a respeito da cirurgia e do pós operatório.
Cuidados com o curativo, tempo de recuperação, repouso das atividades sexuais e possíveis desconfortos para urinar são as dúvidas mais frequentes da maioria dos pacientes.
No conteúdo abaixo abordaremos essas dúvidas, assim como oferecemos um guia prático para tornar a sua recuperação mais rápida e tranquila.
Como deve ser o preparo para o dia da cirurgia?
Cirurgia para tratamento de fimose (ou postectomia) é considerado um procedimento de pequeno porte. Por esse motivo não é necessário uma internação no hospital antes do procedimento.
Seu médico recomendará um jejum mínimo de 8h antes da cirurgia.
Não esqueça de levar todos os seus exames para hospital no dia da cirurgia.
Não é estritamente necessário, mas é recomendável, que você tenha um acompanhante para levá-lo para casa após o procedimento.
Alta do hospital ocorre no mesmo dia e você deve manter o repouso, evitando caminhadas e atividades físicas leves por aproximadamente 48 a 72 horas.
Não há a necessidade de raspar os pelos genitais antes da cirurgia. Este procedimento será feito minutos antes do procedimento, quando você já estiver dormindo.
A cirurgia é feita com anestesia local ou geral?
Por ser considerado um procedimento de pequeno porte a cirurgia pode ser feita utilizando anestesia local.
Para aumentar o conforto do paciente, a maioria dos cirurgiões prefere associar a anestesia local a uma sedação leve para o paciente dormir.
Na prática, você será levado à sala de operação, o médico anestesista aplica uma medicação na veia para dormir. Somente após esta etapa a cirurgia de fato começa.
Você não sentirá a "picada" da agulha no momento da anestesia local.
Aplicação da anestesia local é feita na base do pênis, distribuindo o anestésico de forma circunferencial. Quando você acordar, ainda estará sob efeito da anestesia, que dura em média 4 a 5 h.
Antes do término do efeito da anestesia você começará a utilizar medicações antiinflamatórias e analgésicas, de forma a evitar janelas de desconforto após o procedimento.
O curativo
Após a retirada do prepúcio o urologista reconecta as bordas da pele, utilizando fios de sutura delicados, distribuídos 360° ao redor do pênis.
Cobrindo os pontos, uma gaze umedecida com pomada a base de antibióticos é aplicada. Acima desta camada, uma bandagem elástica é aplicada ao redor de todo o pênis, com objetivo de diminuir o inchaço e evitar ereções involuntárias.
Tanto a bandagem elástica quanto o curativo com gaze devem ser removidos após 24h da cirurgia.
Recomendamos que a retirada do curativo ocorra no banho. dessa forma você terá mais facilidade e menos desconforto.
Lavar a região operada com água e sabão é fundamental, assim como remover completamente os resíduos de pomada que ainda possam existir.
Seque completamente área dos pontos e siga as orientações de curativos (com pomadas e uso de antibióticos por via oral) conforme recomendação do seu urologista.
Caso ocorra uma ereção involuntária, é possível que os pontos se rompam?
Ereções involuntárias são evento normal e podem acontecer mesmo durante o sono. Pensando nisso, o cirurgião posiciona pontos de sutura de forma a permitir que haja a expansão da pele do pênis sem que ocorra a ruptura da área que foi operada.
Caso alguma ereção involuntária ocorra, a simples aplicação de bolsa com gelo na região genital é suficiente para reverter o processo.
Eu vou sentir desconforto para urinar após a cirurgia?
Não. A cirurgia para tratamento da fimose envolve apenas a manipulação da pele na parte externa do pênis. Dessa forma, não haverá a manipulação do canal que transporta a urina, a uretra.
Quanto tempo depois da cirurgia poderei retomar as atividades sexuais?
O tempo de recuperação varia de homem pra homem, mas como regra geral, um repouso de duas a três semanas é recomendável antes de retomar as atividades sexuais.
Alguns homens podem necessitar de um tempo maior e o tempo de recuperação geralmente é individualizado em cada caso.
É necessário retirar os pontos após a cirurgia?
Não. Nos dias atuais utilizamos pontos ultrafinos, com o material que provoca pouca reação inflamatória no tecido e é absorvido espontaneamente pelo organismo. Os pontos caem espontaneamente em aproximadamente duas semanas.
Após a eliminação completa dos pontos, seu urologista pode recomendar uma pomada cicatrizante para melhorar o efeito estético no pós-operatório.
Terei alguma alteração na sensibilidade do pênis após a cirurgia?
A maioria dos receptores de sensibilidade estão localizados na glande. Dessa forma, a remoção simples da pele do prepúcio não implica em alteração da sensibilidade no médio longo prazo.
Nas primeiras semanas do pós operatório, a região operada ainda pode estar inflamada e muito sensível.
A retomada do tecido ao seu estado normal é um processo de tempo variado em cada caso. Como regra geral, aproximadamente 60 dias após o procedimento a sensibilidade deve estar restabelecida.
Caso precise de mais informações ou tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo site ou email
Por: Dr. Bruno Benigno
Urologista - SP
CRM 126265
Fiz a postectomia em 2007, com 49 anos de idade, não por motivo de fimose, mas por motivo de excesso de pele somente. Mas arrependi amargamente. Fiquei com pontos muito feios, que dá pra ver claramente que houve cirurgia, sem contar que a pele da glande exposta ficou muito sensível até hoje, 16 anos depois. Tive que me adaptar a usar cueca com tecido bem liso, eliminando roupas de algodão, porque ficou machucando e irritando a glande. Foram 50 dias até caírem todos os pontos e sexo só com 60 dias após a cirurgia. Sentia muita dor nas ereções espontâneas noturnas e tive medo dos pontos estourarem. Nos primeiros dias após a cirurgia tive sangramento quando urinava, hematomas na bolsa…
Acho que é uma dúvida de muitos homens, como é a cirurgia e a recuperação. Eu nunca operei, não tenho problemas de fimose, mas confesso que a sobra de pele ultimamente tem incomodado um pouco. E por nunca ter passado por uma cirurgia e ter um trauma de ter passado por um cateterismo (trato até hoje com psicologo) e ter ouvido relatos de quem já fez é que fala que dói muito, me desencoraja em fazer o procedimento.
Tenho pensado muito e quero fazer, mas confesso que falta coragem! Talvez o que me encorajou um pouco é o fato de me colocar pra dormir pra eu não ver e não sentir nada rs.
Muito boa e detalhada sua explicação.
Boa tarde Dr, fiz a minha cirugia na quinta feira. Meu médico só receitou uma pomada(nebacetin). O anel está bem inchado é oque mais está me preocupando tá MUITO inchado esse anel é normal ? Ao passar dos dias vai desinchar ? Hoje percebi uma coceira no mesmo local é normal ?
Obg pela atenção