Quando excluímos o câncer de pele, o câncer de próstata é a principal doença maligna em homens no mundo todo.(1,2)
No início, a doença pode não causar qualquer sintoma. Em estados avançados o sintomas mais frequentes são:
Dor ao urinar
sangramento ao urinar
Jato urinário fraco
vontade de ir repetidamente ao banheiro urinar, em intervalos curtos
Perda de peso e mal estar geral
dores nos ossos e articulações
No Brasil, aproximadamente 70% dos homens detectam o câncer de próstata na fase sem sintomas. A biópsia é a única forma de chegar ao diagnóstico definitivo. (3)
O urologista suspeita da existência do câncer de próstata toda vez que o exame de PSA encontra-se alterado no sangue ou um nódulo duro é detectado na superfície da próstata durante o exame de toque retal.
A Sociedade Brasileira de urologia recomenda iniciar o rastreamento preventivo contra o câncer de próstata em todos os homens com mais de 50 anos.
Entretanto, homens com os fatores de risco abaixo devem começar o rastreamento aos 45 anos de idade:
homens de raça negra sabidamente tem risco duas vezes e-mail maior de apresentar o câncer de próstata. Os motivos ainda são desconhecidos pela ciência.
homens que possuem dois ou mais parentes de primeiro grau diagnosticado com câncer de próstata antes dos 60 anos de idade
homens portadores de mutação Dos genes BRCA1 e BRCA2. Estes genes sabidamente aumentam o risco de câncer de mama, em homens e mulheres.(4)
Fazer atividades físicas regulares, se alimentar de forma saudável, evitar o tabagismo e fazer o controle preventivo anual são as estratégias mais efetivas para aumentar as chances de cura do câncer de próstata, sempre que descoberto em um estágio inicial.
escrito por:
CRM SP 126265
Comments