UA-116285209-1
 
  • Dr. Bruno Benigno

O que é a hidronefrose? - Causas, diagnóstico e tratamento.


A hidronefrose é um termo médico usado para descrever a dilatação do rim.

Pode ser simples (só de um rim), bilateral ou combinada com a dilatação do ureter, conhecida como ‘’ureterohidronefrose’.


A hidronefrose é apenas um termo genérico para descrever a dilatação do rim. Sua causa deve ser investigada sempre.

Como é feito o diagnóstico da hidronefrose?


Existem duas apresentações:

  1. Dor aguda na região das costas, tipo cólica, que irradia para a parte da frente, podendo chegar na região genital. Costuma ser intensa e geralmente leva o paciente a procurar o pronto-socorro.

  2. Sem sintomas. Nesta situação, o quadro é crônico e o rim vai dilatando lentamente sem que o paciente perceba a interrupção do fluxo de urina.

A causa mais comum de interrupção aguda do fluxo (hidronefrose aguda) é a pedra no rim. Nesse caso, o cálculo sai do rim e fica preso no ureter (canal que leva a urina do rim para a bexiga).

Essa situação gera um quadro súbito de dor, náuseas, vômitos e, às vezes, pode causar febre, mal-estar geral e calafrios.


As causas, riscos e tratamentos:


O tratamento consiste na eliminação do cálculo, com remédio ou cirurgia (a pieloplastia).

Em condições onde a hidronefrose é um quadro lento e gradual, o paciente pode não sentir nenhuma dor, o diagnóstico normalmente é feito através de ultrassom por um exame de rotina.


Existem outros diagnósticos que podem levar à dilatação crônica do rim, como cicatrizes abdominais de cirurgias prévias ou uma condição rara, já falada previamente em nosso canal do YouTube (confira abaixo), chamada ‘’Estenose de Jup’’ (mais comum em crianças).



Os principais riscos relacionados à hidronefrose são:


  • o risco de perder a função de filtração do rim,

  • infecção urinária (pielonefrite)

  • insuficiência renal crônica.


É importante ressaltar que a hidronefrose precisa sempre ser investigada por um urologista e tratada de forma individualizada. Afinal, o tratamento pode variar, caso seja um cálculo renal, ou uma cicatriz.


Assista ao vídeo completo onde o Dr. Bruno Benigno (CRM SP 126265), urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e diretor da Clínica Uro Onco, explica de forma clara e objetiva o que é a hidronefrose e suas particularidades.

Link disponível abaixo.

Confira e nos conte o que achou. Seu feedback é muito importante.



Escrito por:


60 visualizações0 comentário