UA-116285209-1
  • Dr. Bruno Benigno

O que é preciso saber sobre o preparo para a biópsia de próstata?



1- Exames que devo levar no dia

No dia da biópsia é importante que você leve todos os exames laboratoriais e de imagens que foram realizados.

Em casos em que a biópsia foi solicitada com fusão de imagens de ressonância magnética e ultrassonografia, é muito importante que você forneça o CD que contém as imagens completas da ressonância. isto será útil para a localização mais precisa dos focos a serem biopsiados.


2- Jejum

O jejum de 6 a 8 horas é recomendado


3- Preparo do intestino

Na manhã do procedimento (em sua casa) você aplicará um laxante ou supositório via retal, com o objetivo de esvaziar a ampola retal. O objetivo é que não existam resíduos de material fecal no momento da biópsia.

Esta estratégia diminui os riscos de infecção e facilita a visualização da próstata através do equipamento de ultrassonografia utilizado para a biópsia.


4- Antibióticos

Antibióticos são comumente administrados no dia do procedimento e podem ser continuados por até 10 dias em situações especiais.

A intenção é diminuir o risco de desenvolver um quadro conhecido como prostatite aguda e infecção urinária em Associação.

A biópsia de próstata é considerada um procedimento seguro. As taxas de infecção urinária variam de instituição para instituição. Consideramos uma taxa aceitável em até 5% dos casos.

Em menos de 1% dos casos um quadro de prostatite aguda pode ocorrer após o procedimento.

O tratamento desta situação requer a utilização de antibióticos por um período prolongado de tempo, repouso e ingestão de líquidos em grande quantidade.

Em situações onde o quadro clínico se torna mais, severo uma internação hospitalar pode ser necessária.


5- Anestesia

A biópsia de próstata é feita através de anestesia local em associação com medicações sedativas administradas na corrente sanguínea.

Não há necessidade de anestesia geral com intubação traqueal, uma vez que o procedimento é considerado de pequeno porte.

O procedimento se assemelha ao que utilizamos para a realização de colonoscopia.

6- Repouso após

Recomendamos um repouso mínimo por 48 horas após a biópsia, ingerir água em grande quantidade, evitar atividades físicas extenuantes ou relações sexuais neste período.

O trabalho que não requer atividades físicas, como atividades de escritório por exemplo, podem ser retomadas no mesmo dia do procedimento.


7- Resultado da biópsia

Os fragmentos do tecido removido na biópsia de próstata são encaminhados para um laboratório especializado. Na maioria das vezes, o resultado ficará pronto entre 3 a 14 dias após o procedimento.


8- Retorno das atividades sexuais

A retomada das atividades sexuais é liberada após 48 Horas da biópsia. É importante lembrar que a ejaculação pode ter aspecto sanguinolento pelas próximas duas a três semanas. O quadro costuma ser auto limitado e não deixa qualquer sequela na capacidade de produção de espermatozoides no futuro.

também é comum observar a urina com pequena quantidade de sangue. Este quadro costuma durar por aproximadamente duas semanas após a biópsia de próstata e também é autolimitado.


Escrito por: Dr. Bruno Benigno

Urologista | Oncologista

CRM 126265 - São Paulo - SP



©  2019 por Clínica Uro Onco. Responsável técnico: Dr. Bruno Benigno CRM SP: 126265

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social