UA-116285209-1 Quais os sintomas da próstata inflamada?
  • Dr. Bruno Benigno

Quais os sintomas da próstata inflamada?

Atualizado: Abr 17

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz e serve de passagem para a uretra e os ductos deferentes, vindos dos testículos.

Também conectadas à parte posterior da próstata, existem as duas vesículas seminais, responsáveis pela produção e armazenamento de substância que proporciona fluidez e nutrição aos espermatozoides.

Um ponto importante que deve ficar claro é o fato de a próstata não ser responsável pela produção de testosterona,  dessa forma as doenças que acometem a glândula não interferem na libido.

Prostatite é o nome dado ao processo inflamatório da glândula.

Quando presente, pode provocar sintomas como dor ou dificuldade para urinar, sensação de desconforto durante a ejaculação, sangramento na urina ou no esperma.

Quadros inflamatórios mais intensos podem provocar sintomas gerais como febre, calafrio mal estar geral e perda de apetite. Nessa situação, a internação hospitalar se faz necessária para o tratamento com antibióticos venosos.

Felizmente a grande maioria dos casos de prostatite apresentam sintomas leves, necessitando apenas repouso, líquidos em grande quantidade e o uso de antibióticos via oral.

Já a prostatite crônica, é um quadro que pode não apresentar sintomas ou mesmo apenas um leve desconforto ao urinar.

A prostatite crônica pode ser do tipo bacteriana ou do tipo inflamatória.

A diferenciação entre os tipos de prostatite crônica geralmente é feito através de uma biópsia da próstata  e boa parte dos homens, apresentam apenas alterações dos níveis de PSA no sangue.

A elevação do PSA pode ser confundida com a existência do câncer de próstata, situação na qual o urologista costuma pedir uma biópsia para esclarecer qualquer dúvida.

Uma avaliação minuciosa , incluindo exame físico e toque retal, são as principais estratégias utilizadas para chegar ao diagnóstico e escolher o tratamento mais adequado.

Caso perceba alguns dos sintomas descritos acima, procure imediatamente o urologista mais perto de você.

Por: Dr. Bruno Benigno

Urologista