UA-116285209-1 Remédio caseiro ajuda a eliminar pedra nos rins? Mitos e Verdades
  • Dr. Bruno Benigno

Remédio caseiro ajuda a eliminar pedra nos rins? Mitos e Verdades

Pedras nos rins são uma condição comum no Brasil e no mundo. Estima-se que aproximadamente 40% da população possui pedras nos rins sem apresentar qualquer sintomas.


O sintoma mais conhecido das pedras nos rins é o quadro de dor aguda conhecido como cólica renal. A dor geralmente tem um início súbito, tipo cólica de forte intensidade, que inicia na região das costas e tende a irradiar para a parte inferior do abdômen e região genital. A dor também pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, mal estar geral, febre ou calafrios.


A explicação para o quadro de dor é a interrupção súbita do fluxo normal de urina, do rim para bexiga. Isso leva a uma aumento repentino na pressão dentro do rim, o que ativa os receptores de dor no cérebro. Dessa forma, é importante deixar claro que a simples presença da pedra no rim, sem causar obstrução, não é suficiente para provocar dor.

Muitas pessoas fazem uso de medicações caseiras, como o chá de quebra pedra, na tentativa de dissolver o facilitar a eliminação de cálculos renais.


Até o momento, não existe na literatura científica nenhuma evidência de substâncias ativas para dissolver pedras nos componentes dessas substâncias naturais.

O que se sabe é que o aumento do consumo de líquidos favorece a maior poder de diluição da urina, dificultando a formação de novos cristais e favorecendo a eliminação de pequenos focos já em informação.


Uma vez que o cálculo se desloca para o ureter, é possível utilizar medicações que favorecem o aumento do calibre, aumentando assim as chances de eliminação espontânea do cálculo, sem a necessidade de uma cirurgia. A medicação mais utilizada é a Tansulosina.


Em situações onde o cálculo é muito grande ou a estratégia de utilização da transulosina não é efetiva, uma cirurgia para a implosão do cálculo e aspiração dos fragmentos pode ser necessária. Procedimento é conhecido como litotripsia a laser.


Outro ponto que devemos ter muita atenção, se refere a composição desconhecida da maioria dos produtos artesanais, que podem ser fabricados sem os rígidos dos critérios de controle de qualidade.

A melhor estratégia para prevenção e tratamento dos cálculos renais é um controle rigoroso da dieta, com a diminuição do consumo de sal, aumento na ingestão de líquidos claros e uma avaliação minuciosa da composição da urina, objetivando identificar algum desbalanço que possa ser corrigido com medicação ou orientação dietética.

Procure uma avaliação por um urologista mais próximo de você. Saúde!


Por: Dr. Bruno Benigno

CRM SP 126265

Urologista



0 visualização

©  2019 por Clínica Uro Onco. Responsável técnico: Dr. Bruno Benigno CRM SP: 126265

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social