O que é uma prostatectomia robótica?
R. A prostatectomia é a cirurgia que remove completamente a próstata e vesículas seminais. Juntamente com a radioterapia, representam as principais formas de tratamento do câncer de próstata.
A cirurgia robótica é modalidade de tratamento cirúrgico na qual o urologista aplica técnica laparoscópica (por vídeo) e utiliza um sistema de braços robóticos de alta precisão, controlados pelo próprio cirurgião através de um console instalado na sala de cirurgia.
O equipamento proporciona ao cirurgião uma visão tridimensional, ampliada e de alta precisão do campo operatório, com magnificação de imagem de até 6x.
O sistema robótico favorece ainda a amplificação dos movimentos da mão humana e facilita a reconstrução da anatomia em espaços limitados, como a pelve masculina.
Indicações da Prostatectomia robótica
- Quem está indicado a fazer a cirurgia de prostatectomia robótica?
R. Todo homem portador de câncer de próstata localizado ou localmente avançado (sem metástases para outros órgãos) são candidatos à cirurgia robótica.
- Pessoas com disfunção erétil podem fazer a cirurgia?
R. Sim. Embora a cirurgia robótica não possa reverter a função de ereção de homens que já perderam ou tem dificuldades para a ereção antes da cirurgia, esta técnica favorece a recuperação da ereção de maneira mais rápida após o procedimento.
Estudos indicam que, nos casos onde foi possível a preservação dos nervos que conduzem a ereção ao redor da próstata, os homens que optam pela cirurgia robótica mostram um tempo menor de recuperação pós-operatória.
Pré-operatório
- Quais são os exames necessários para realizar este tratamento?
R. Os exames necessários para todo tratamento cirúrgico da próstata, robótico ou não, passam por uma avaliação física, cardiológica e anestésica detalhadas. Exames como eletrocardiograma, ecocardiograma, testes de esforço, ressonância magnética, mapeamento ósseo em busca de metástases e etc, fazem parte da avaliação rotineira.
Outros exames a avaliações com especialistas de outras áreas também podem ser necessários e variam em cada caso.
Todo urologista deve estar habilitado para conduzir a avaliação pré-operatória adequada.
- Quais os cuidados antes do procedimento?
R. Além de uma avaliação médica pré-operatória criteriosa, recomendamos uma alimentação balanceada, rica em frutas, fibras, legumes e sem excesso de sal ou proteínas.
Atividades físicas de moderada intensidade também são estimuladas, assim como o controle do peso.
O médico deve oferecer suporte psicológico ao paciente e sua família, assim como transmitir todas as orientações sobre o estado da doença e possíveis complicações após a cirurgia.
Procure manter o diálogo franco e aberto com sua família e equipe médica e não esqueça de fazer uma lista com todas as suas dúvidas para levar na consulta.
Alinhar as expectativas antes do tratamento é fundamental.
Como é a cirurgia
- Como a cirurgia de prostatectomia robótica é realizada? (É dada alguma anestesia? São feitos cortes?)
R. A cirurgia para o tratamento do câncer de próstata é um tratamento hospitalar. Requer internação que em média varia de 2 a 3 dias.
A internação ocorre no mesmo dia do procedimento e deve-se obedecer um período de jejum de 8 horas antes da cirurgia. Em casos especiais, pode ser necessário a internação na véspera.
Você deve levar seus pertences de higiene pessoal e todos os exames feitos na fase de avaliação pré-cirurgia. É muito importante a presença da família e amigos neste momento.
No dia da cirurgia, você receberá medicações sedativas que provocarão sono e diminuirão a tensão.
A anestesia é do tipo geral e em alguns casos pode ser combinada com a raquianestesia, para diminuir a chance de dor no pós-operatório
A cirurgia com robótica dura entre 2 a 3,5 horas mas deve-se levar em conta o período adicional de observação, de 2 a 3 horas, no centro cirúrgico antes de ir para o quarto.
O cirurgião fará de 4 a 6 pequenas incisões de até 3 cm na parte do abdome abaixo do umbigo, para a instalação das pinças acopladas aos braços robóticos.
Além da anestesia geral, no final do procedimento, as incisões recebem uma dose extra de anestésicos locais para evitar dor no pós-operatório imediato.
Frequentemente, no mesmo dia da operação, você poderá ser liberado para receber uma alimentação leve e será estimulado a sair da cama.
A recuperação costuma ser mais rápida naqueles homens que conseguem se movimentar e caminhar logo no primeiro dia após a cirurgia.
Médico habilitado para fazer a cirurgia
- Qual médico é habilitado para realizar este procedimento?
R. O Urologista é o médico habilitado para a realização da cirurgia da próstata por robótica.
Para atingir sua formação completa ele deve seguir os seguintes passos:
A- 2 a 3 anos de residência médica em Cirurgia Geral
B - 3 anos de residência médica em Urologia
C- Treinamento específico em fundamentos cirurgia robótica em centro especializado e reconhecido
D- Certificação internacional como operador do sistema robótico daVinci
E- Treinamento supervisionado por cirurgião mais experiente até atingir sua curva completa de aprendizado da técnica robótica
F- Início de sua atividade como Cirurgião Robótico
- Qual é o tempo de duração do procedimento?
R. A cirurgia com robótica dura entre 2 a 3,5 horas mas deve-se levar em conta o período adicional de observação, de 2 a 3 horas, no centro cirúrgico antes de ir para o quarto.
O cirurgião fará de 4 a 6 pequenas incisões de até 3 cm na parte do abdome abaixo do umbigo, para a instalação das pinças acopladas aos braços robóticos.
Além da anestesia geral, no final do procedimento, as incisões recebem uma dose extra de anestésicos locais para evitar dor no pós-operatório imediato.
Pós-operatório
- Quais os cuidados após a cirurgia de prostatectomia robótica?
R. O repouso é recomendado por 2 a 3 semanas e inclui evitar atividades como academia, corrida, bicicleta e atividades com impacto.
Atividades como caminhadas de até 30 minutos no plano, trabalhos que requerem atividades de escritório e exercícios leves são liberados.
Após a cirurgia, é necessário a utilização de uma sonda de silicone na uretra por aproximadamente 7 dias. Sua remoção é um procedimento simples e indolor e feito no próprio consultório médico.
Os cuidados com a ferida operatória incluem a limpeza com água e sabão simplesmente.
Em algumas situações , pode ser necessário a utilização de um dreno de sucção siliconado à vácuo para evitar o acúmulo de secreções na região operada. Sua remoção também costuma ocorrer em até 7 dias após a cirurgia e é feita no momento da remoção da sonda na uretra.
Nem todos os pacientes necessitam utilizar o dreno abdominal.
Medicação como antibiótico, analgésicos, anti-inflamatórios e contra gases costumam fazer parte da prescrição médica.
É importante manter a equipe médica informada de seus sintomas. Em caso de dor intensa ou febre, recomendamos procurar atendimento imediato.
- Uma vez posto a prostatectomia robótica, por qual acompanhamento o paciente precisa passar?
R. O acompanhamento tem um período mínimo de 5 anos após a cirurgia.
Nos primeiros 2 anos, o retorno ocorrem a cada 3 meses, com exames de sangue (PSA) e imagem (ultrassom em geral).
Do segundo ao quinto ano, os retornos ocorrem a cada 6 meses. A partir do quinto ano, o retorno acontece anualmente.
Caso o urologista detecte alguma elevação suspeita do PSA ou mesmo anormalidades nos exames de imagem, iniciará uma sequência de investigações para confirmar ou não o retorno da doença.
O tratamento nesta situação, vai depender de múltiplos fatores, como o local da recorrência, o número de lesões e o tempo desde o tratamento inicial.
Complicações e riscos
- Quais são as possíveis complicações ou riscos da cirurgia de prostatectomia robótica?
R. Como toda a cirurgia da próstata, os principais riscos e complicações são:
1- Incontinência urinária: perda no controle de segurar a vontade de urinar.
2- Impotência sexual: necessidade permanente de usar medicações ou próteses artificiais para iniciar e manter relação sexual
3- Sangramentos com necessidade de transfusão
4- Infecção no local da cirurgia
5- Impossibilidade de erradicar todos os focos da doença
Felizmente, com os avanços tecnológicos recentes e o maior entendimento de novas técnicas operatórias, as complicações vem diminuindo com a utilização da cirurgia robótica.
A ocorrência destes eventos adversos dependem também de fatores relacionados à doença e o doente. A somatória dos fatores listados abaixo, eleva de sobremaneira os riscos de ocorrência destes eventos:
1- Idade> 65 anos
2- Obesidade
3- Diabetes
4- tabagismo
5- Doença descoberta em estágio avançado
6- Incontinência urinária antes mesmo da cirurgia
Impotência sexual antes mesmo da cirurgia
7- Uso de antidepressivos
8- Doenças vasculares
9- Equipe cirúrgica com pouca familiaridade com a técnica
10- etc
Quanto maior o número de condições associadas, maior o risco de apresentar os efeitos colaterais
Resultados esperados
- Qual a taxa de sucesso de um tratamento com prostatectomia robótica?
R. A taxa de sucesso depende principalmente do tipo e agressividade do câncer, assim como o estágio em que foi descoberto.
Para homens com câncer de próstata de baixa agressividade e tratados ainda com a doença em estágios iniciais, as taxas de controle da doença em 10 anos chegam a até 98%.
Já para homens em situação oposta (doença de alta agressividade e diagnosticadas em estágio onde a doença já rompeu a cápsula da próstata), as taxas de cura em 10 anos podem chegar à 37% apenas.
A experiência do time cirúrgico também é um fator fundamental e influencia a taxa de sucesso. Cirurgiões mais experientes e com elevado volume de cirurgias tendem a apresentar melhores resultados.
- Ao colocar uma prostatectomia robótica é possível mudar o tamanho, comprimento ou diâmetro do pênis?
R. Não. A cirurgia para o tratamento do câncer de próstata não interfere com o tamanho ou diâmetro do pênis.
Contudo, alguns homens referem notar um encurtamento do pênis após a cirurgia.
Não existe uma explicação clara e científica para isso até o momento, mas estudos sugerem que isso pode ser em decorrência de uma maior predisposição à avaliar e observar a região genital após a cirurgia, levando ao cérebro informações visuais de tamanho e auto avaliação que não eram computadas de forma consciente antes da cirurgia.
Contraindicações
- A cirurgia da prostatectomia robótica está contraindicada em alguma situação? Quais?
R. A cirurgia robótica está contraindicada em homens com múltiplos problemas de saúde que levam a um elevado risco durante à anestesia.
Na grande maioria das vezes esse problemas são identificados na fase de avaliação médica antes da cirurgia.
Em homens com idade > 78 anos, obesidade extrema ou mesmo graves problemas cardiovasculares, a cirurgia pode ser evitada.
Existem outras formas de tratamento do câncer de próstata nestas situações, como a radioterapia, crioterapia, terapia focal com ultrassom de alta frequência e mesmo o tratamento com bloqueadores de hormônios.
O tratamento deve ser sempre individualizado e adaptado para minimizar os riscos e maximizar os benefícios.
CRM 12625
Comments