top of page

Urologista ou Proctologista? Qual a diferença e em que casos buscar cada um deles?

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Como a urologia e a proctologia lidam com áreas do corpo próximas umas das outras, é comum a confusão em saber qual especialidade procurar.


Um dos motivos para esse equívoco é o ‘’toque retal’’, realizado por ambos profissionais em sua rotina de exame físico.


No caso do proctologista, o toque retal busca alterações ou feridas no ânus. Já o urologista, busca diagnosticar algum tumor ou alteração na próstata, na tentativa de rastrear o câncer de próstata em suas fases iniciais.

Quando procurar um urologista?


O urologista é especialista em doenças do sistema genital masculino (pênis, próstata e testículos). Atua também em problemas do sistema urinário, masculino e feminino (rins, ureteres, bexiga e uretra)


É muito procurado pelos homens para prevenir e tratar o câncer de próstata, fimose, ejaculação precoce, infertilidade, doenças sexualmente transmissíveis (DSTS), entre outros.

Também pode ser consultado em casos de infecções ou inflamações no aparelho urinário, cistos ou nódulos nos rins, cálculos renais, incontinência urinária, dificuldade para ereção e outros.


Quando procurar um proctologista?


Em condições relacionadas ao intestino delgado, intestino grosso, ânus e reto.


É ele quem diagnostica casos de inflamações intestinais, como colite, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável e úlceras. Todavia, seu trabalho também se estende a cuidar de problemas como hemorroidas, sangramentos intestinais, cânceres ou tumores no intestino e DSTS, como sífilis, gonorreia, clamídia, herpes e outras.


Em nosso canal no Youtube, o Dr. Bruno Benigno (CRM SP 126265), urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e diretor da Clínica Uro Onco, conversa com o coloproctologista Dr, Marcelo Werneck sobre o assunto, confira:




Ambos profissionais são capacitados e realizaram, no mínimo, 6 anos de faculdade de medicina, 2 anos de especialização em cirurgia geral e mais 3 anos de sua sub-especialização final.

A atuação do urologista e proctologista são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Nós, da Clínica Uro Onco, estamos à disposição. Conte conosco.




6.968 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page