top of page

Cirurgia de Fimose (Postectomia). Curativo e Recuperação.

Atualizado: 5 de jan. de 2023

Em seu canal do Youtube, o Dr. Bruno Benigno (CRM SP 126265), urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e diretor da Clínica Uro Onco, juntamente com o Dr. Adriano Couto, igualmente urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, esclarecem algumas dúvidas frequentes sobre a postectomia e mostram o passo a passo da cirurgia.


As indicações para realizar esse procedimento (cirurgia de remoção do prepúcio) podem ser em crianças ou adultos,

mas os dois médicos esclarecem que 95% dos meninos de até sete anos já não apresentam mais fimose, e só uma pequena parcela dos homens chegam na fase adulta com a fimose da infância.

A fimose também pode ser adquirida, a qual o Dr. Adriano instrui que ocorre com sintomas de excesso de pele, vermelhidão na glande, e em casos avançados, pode apresentar a impossibilidade de exposição da glande devido a um anel fibrótico que se forma na região.


O que esperar do curativo da cirurgia de fimose?


O Dr. Benigno explica que o pênis fica completamente enfaixado, com uma espécie de bandagem elástica (coban). Em seguida, o Dr. Adriano orienta que seus pacientes fiquem aproximadamente 24h com o curativo, o que os não impossibilita de urinar, e após esse período um novo curativo é feito e são indicados cremes, pomada e gaze.


A pomada utilizada tem o nome comercial mais conhecido como ‘’Nebacetin’’ mas também é ‘’Neomicina’’ e ‘’Bacitracina’’. Alguns anti-inflamatórios e antibióticos via oral também são utilizados para maior conforto do paciente.


Durante o vídeo, o Dr. Bruno mostra dentro da própria sala cirúrgica o processo feito para a cicatriz da cirurgia ficar simétrica. Primeiramente, mostra a régua utilizada e a caneta de Codman, que é esterilizada e própria para cirurgias plásticas. Com isso, uma medição de um centímetro é feita abaixo da glande, de forma que a incisão fique bem linear.

Esse processo ajuda a calibrar a distância e quantidade de pele que ficará no paciente. É possível retirar completamente o prepúcio ou 70%, 30%, de acordo com a indicação médica ou preferência do paciente.


Para conferir o vídeo explicativo feito pelos médicos e outros conteúdos como esse, confira no vídeo abaixo.





Escrito por: Sofia Carnavalli | Assessoria de Imprensa

do Dr. Bruno Benigno.

17.406 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page