top of page

Cirurgia de Fimose (Postectomia). Curativo e Recuperação.

Atualizado: 5 de jan. de 2023

Em seu canal do Youtube, o Dr. Bruno Benigno (CRM SP 126265), urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e diretor da Clínica Uro Onco, juntamente com o Dr. Adriano Couto, igualmente urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, esclarecem algumas dúvidas frequentes sobre a postectomia e mostram o passo a passo da cirurgia.


As indicações para realizar esse procedimento (cirurgia de remoção do prepúcio) podem ser em crianças ou adultos,

mas os dois médicos esclarecem que 95% dos meninos de até sete anos já não apresentam mais fimose, e só uma pequena parcela dos homens chegam na fase adulta com a fimose da infância.

A fimose também pode ser adquirida, a qual o Dr. Adriano instrui que ocorre com sintomas de excesso de pele, vermelhidão na glande, e em casos avançados, pode apresentar a impossibilidade de exposição da glande devido a um anel fibrótico que se forma na região.


O que esperar do curativo da cirurgia de fimose?


O Dr. Benigno explica que o pênis fica completamente enfaixado, com uma espécie de bandagem elástica (coban). Em seguida, o Dr. Adriano orienta que seus pacientes fiquem aproximadamente 24h com o curativo, o que os não impossibilita de urinar, e após esse período um novo curativo é feito e são indicados cremes, pomada e gaze.


A pomada utilizada tem o nome comercial mais conhecido como ‘’Nebacetin’’ mas também é ‘’Neomicina’’ e ‘’Bacitracina’’. Alguns anti-inflamatórios e antibióticos via oral também são utilizados para maior conforto do paciente.


Durante o vídeo, o Dr. Bruno mostra dentro da própria sala cirúrgica o processo feito para a cicatriz da cirurgia ficar simétrica. Primeiramente, mostra a régua utilizada e a caneta de Codman, que é esterilizada e própria para cirurgias plásticas. Com isso, uma medição de um centímetro é feita abaixo da glande, de forma que a incisão fique bem linear.

Esse processo ajuda a calibrar a distância e quantidade de pele que ficará no paciente. É possível retirar completamente o prepúcio ou 70%, 30%, de acordo com a indicação médica ou preferência do paciente.


Para conferir o vídeo explicativo feito pelos médicos e outros conteúdos como esse, confira no vídeo abaixo.





Escrito por: Sofia Carnavalli | Assessoria de Imprensa

do Dr. Bruno Benigno.

21.027 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Eu fiz postectomia e já tenho 13 dias de operado, mas ainda estou fazendo curativos, é assim mesmo? Ou tem um tempo certo para os curativos?

Like
Dr. Bruno Benigno
Dr. Bruno Benigno
Aug 28, 2023
Replying to

Gravamos este vídeo para responder sua pergunta.

melhoras


https://youtu.be/-ThFuotdgw4?si=2JL8Td6E7Jnpffgr


Like
bottom of page