Postectomia para Fimose - Antes e Depois
- Dr. Bruno Benigno
- 4 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de fev.
POSTECTOMIA - ANTES DE DEPOIS
A fimose nada mais é do que a formação de um anel fibroso e com pouca elasticidade na pele do prepúcio, levado a dificuldades para a higiene local, relação sexual e mesmo infecções urinárias de repetição .
A fimose do adulto tem causas diferentes das encontrada em crianças. Em homens após a puberdade o contato contínuo com a urina, a umidade, pequenos traumas durante a relação sexual e infecções por fungos ou bactérias podem acelerar o processo de inflamação da pele do prepúcio.
Este processo de inflamação leva à uma perda progressiva das glândulas responsáveis pela lubrificação do prepúcio, as glândulas de Tyson, e atrofia da pele.
Com o passar do tempo a pele perde cada vez mais sua elasticidade e forma um anel estreito (a fimose do adulto) e sujeito à fissuras e inflamação crônica no local.
O tratamento consiste na utilização de sabonetes neutros e cremes hidratantes na tentativa de restabelecer a lubrificação da pele o mais próximo do normal possível.
Em aproximadamente 40% dos casos, não é possível reverter o processo e a cirurgia para remover a pele doente, a postectomia, pode ser indicada.
Após a cirurgia, a abstenção das atividades sexuais é recomendada por aproximadamente duas a três semanas.
A utilização de antibióticos e anti-inflamatórios, assim como o curativo com pomadas lubrificantes são recomendados em praticamente todos os casos.
Atualmente, utilizamos fios de sutura que são completamente absorvidos pelo organismo em até 3 semanas, dessa forma não há necessidade da retirada de pontos posteriormente.
A sensibilidade na região da glande é uma preocupação muito comum a todos os homens que consideram passar por este tipo de procedimento.
A ideia de que a sensibilidade da glande ficará aumentada é um mito. Na verdade, acessibilidade tende a retornar à normalidade em aproximadamente 40 a 60 dias.
Outros benefícios muito relevantes da postectomia é a diminuição do risco de contaminação pelo vírus HPV . Estudos na literatura demonstram que homens postectomizados tem um risco aproximadamente 3,5 menor de serem infectados pelo vírus.
Outro aspecto relevante a menor incidência de câncer de pênis em homens postectomizados.
Caso você tenha alguns desses sintomas relatados acima, é muito importante que passe por uma avaliação física por um urologista. O tratamento individualizado é a melhor estratégia a ser seguida.
---
🔸 Contato: ☎ (11) 2769-3929 📱 (11) 99590-1506 | WhatsApp: 📲 [Link Direto](https://bit.ly/2OIObBx)
💻 [www.clinicauroonco.com.br](https://www.clinicauroonco.com.br) | [Agende sua consulta](http://bit.ly/2WMMiCI)
📍 R. Borges Lagoa 1070, Cj 52, Vila Mariana - São Paulo - SP
Somos especialistas em uro-oncologia e cirurgia robótica, atendendo pacientes de todo o Brasil. Entre em contato com nossa equipe pelo site, telefone ou WhatsApp para agendar uma consulta presencial ou por teleatendimento.
Considere se tornar um membro do nosso canal no YouTube. Temos uma live semanal para tirar dúvidas sobre câncer de próstata, além de conteúdos exclusivos para assinantes. [Clique aqui para se tornar um membro](https://bit.ly/YouTube_Membro_Exclusivo).
Dr. Bruno Benigno | Urologista | CRM SP 126265 | RQE 60022
Equipe da Clínica Uro Onco - São Paulo - SP
Eu fiz postectomia a 29 dias e ainda tenho uns 3 pontos que não caíram, na revisão o médico retira esses pontos?