UA-116285209-1
 
  • Dr. Bruno Benigno

Cirurgia ou Observação? Esta é a dúvida mais frequente quando se tem Cólica Renal.

Se você está passando ou já passou por um quadro de cólica renal, precisa assistir este conteúdo.


A cólica renal é um quadro de dor súbita, que ocorre pela interrupção repentina do fluxo de urina entre o rim e a bexiga. As pedras urinárias (cálculos renais) são a causa mais frequente de obstrução e levam milhares de pessoas aos atendimentos de urgência todos os anos.


O tratamento com medicações analgésicas e que tem o poder de aumentar o calibre do ureter (tansulosina) são estratégias muito eficientes na eliminação de pedras obstruindo o ureter.

Em até 30% dos casos o tratamento conservador não tem resultado e uma cirurgia de urgência é indicada, a litotripsia a laser.

O procedimento é feito pelo urologista, no centro cirúrgico e com o paciente sob anestesia geral. Através de uma microcâmera flexível introduzida pela uretra do paciente, o cirurgião localiza o ponto de obstrução da via urinária e pulveriza o cálculo com uma fibra de laser.


Os fragmentos são removidos e um cateter de duplo j pode ser implantado temporariamente, para garantir a passagem de urina até que a inflamação melhore completamente. O cateter é removido no consultório do urologista em até 7 dias após a operação.


A cirurgia dura aproximadamente 60 minutos e o paciente costuma ir de alta para casa no dia seguinte.


Para saber mais sobre o assunto, acesse o vídeo abaixo em nosso YouTube e confira essas e outras informações:



Escrito por:


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo