top of page

Infecção urinária: como prevenir e tratar esse problema comum da bexiga

A infecção urinária é um problema comum associado à bexiga que pode afetar pessoas de todas as faixas etárias. Os sintomas podem variar, mas geralmente incluem incômodo ou dor ao urinar, aumento da frequência de urinar e urina turva ou com odores desagradáveis. Sorte a nossa, existem algumas medidas que você pode tomar para prevenir e tratar essa condição.



Infecção urinária de repetição
Infecção urinária de repetição

Quais as principais causas de infecção urinária?


As principais causas de infecção urinária são bactérias que entram na uretra e As principais causas de infecção urinária são bactérias que penetram na uretra e se propagam para a bexiga, desencadeando infecção. Isto pode ocorrer devido a fatores como não urinar com frequência suficiente, usar uma técnica inadequada de limpeza no entorno da uretra, ter uma enfermidade que comprometa a capacidade de armazenar urina por completo, ou ter um sistema imunológico fraco.


No caso das mulheres, a proximidade da uretra com a vagina e o ânus pode aumentar o risco de infecção urinária devido à facilidade com que as bactérias podem entrar na uretra.se espalham para a bexiga, causando infecção. Isso pode ocorrer devido a fatores como não urinar com frequência suficiente, usar uma técnica inadequada de limpeza ao redor da uretra, ter uma condição médica que afeta a capacidade de armazenar urina completamente, ou ter um sistema imunológico comprometido.


Em mulheres, a proximidade da uretra à vagina e ao ânus pode aumentar o risco de infecção urinária devido à facilidade com que as bactérias podem entrar na uretra.


Quais as principais estratégias para prevenir infecções urinárias?


Existem várias estratégias que podem ser usadas para prevenir infecções urinárias, incluindo:

  1. Beber muita água: Beber muita água pode ajudar a diluir a urina e ajudar a eliminar as bactérias da uretra.

  2. Urinar frequentemente: Urinar sempre que sentir necessidade pode ajudar a evitar que as bactérias se acumulem na bexiga.

  3. Higienizar a região genital corretamente: Mulheres devem limpar a área ao redor da uretra (da frente para trás) depois de usar o banheiro para evitar a contaminação da uretra com bactérias intestinais.

  4. Evitar atrasos na micção: Não segurar a urina pode evitar infecções.

  5. Usar roupa íntima de algodão: Usar roupa íntima de algodão e evitar roupas apertadas pode ajudar a manter a área íntima seca e evitar a proliferação de bactérias.

  6. Evitar uso desnecessário de antibióticos: o uso excessivo de antibióticos pode levar ao crescimento de bactérias resistentes a eles, assim como também levar a efeitos colaterais.

  7. Cuidados específicos para pacientes de risco: Pacientes com história de infecções urinárias recorrentes ou condições médicas que os tornam mais suscetíveis a infecções, podem precisar de estratégias adicionais para prevenir infecções.


Existe algum remédio natural que pode prevenir a infecção urinária?


Existem alguns remédios naturais que podem ajudar a prevenir infecções urinárias, mas é importante lembrar que a prevenção e o tratamento de infecções urinárias devem ser discutidos com um médico. Algumas opções naturais incluem:

  1. Cranberry: o suco de cranberry ou cápsulas de cranberry pode ajudar a prevenir a aderência de bactérias à parede da bexiga e da uretra.

  2. Suco de limão: Adicionar suco de limão na água pode ajudar a aumentar a acidez da urina e evitar a proliferação de bactérias.

  3. Vitamina C: aumentar a ingestão de vitamina C pode ajudar a aumentar a acidez da urina e impedir o crescimento de bactérias.

  4. Probióticos: tomar probióticos pode ajudar a equilibrar a flora intestinal e melhorar a imunidade geral, o que pode ajudar a prevenir infecções urinárias.

Essas são algumas das opções de remédios naturais para prevenir infecções urinárias, entretanto, é importante lembrar que essas opções não são comprovadas cientificamente e seus efeitos podem variar de pessoa para pessoa. E também, é necessário uma orientação médica antes de utilizar essas opções.


Como prevenir infecções urinárias recorrentes?

Infecções urinárias recorrentes são um problema muito comum entre mulheres de todas as idades. Entre mulheres saudáveis pré-menopáusicas e pós-menopáusicas, aumenta a suscetibilidade às recorrências devido a fatores intrínsecos do hospedeiro, como genótipo não-secretor ou status estrogênico, e a exposições ou comportamentos exógenos, como o uso de diafragma com espermicida, uso de antimicrobianos e comportamento sexual.


A história natural das infecções urinárias recorrentes é marcada por um fenômeno de agrupamento temporal, tendência das mulheres a voltarem a um padrão de infecção basal após a interrupção das intervenções preventivas e reinfecções do trato urinário a partir do intestino. Regimes de antimicrobianos de baixa dose dados diariamente, três vezes por semana ou pós-coito são eficazes na prevenção de recorrências na maioria das mulheres com predisposição à infecção frequente. (1–4)


O tratamento intermitente iniciado pelo próprio paciente é uma opção adequada e eficaz em alguns pacientes com taxas mais baixas de recorrência. Em mulheres pós-menopáusicas, a terapia de reposição de estrogênio, particularmente cremes de estriol aplicados vaginalmente, pode também significativamente reduzir a taxa de infecções urinárias recorrentes.


Em conclusão, propomos aos nossos pacientes uma abordagem sistematizada para a prevenção e gestão de infecções urinárias recorrentes, enfatizando a educação sobre modificações de estilo de vida e comportamentais, baseadas em antimicrobianos e não-antibióticos.

Nosso algoritmo de tratamento é baseado nas melhores evidências disponíveis e tem como objetivo eliminar as infecções urinárias de repetição.



🔸contato: ☎(11) 2769-3929 📱(11) 99590-1506 | whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt 💻 https://www.clinicauroonco.com.br/ Agenda: http://bit.ly/2WMMiCI R. Borges Lagoa 1070, Cj 52 V. Mariana - São Paulo - SP Dr. Bruno Benigno CRM SP 126265 Urologista do H. Alemão Oswaldo Cruz Uro-oncologia e Cirurgia robótica Instagram: @dr_benigno





8.354 visualizações0 comentário

תגובות

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג
bottom of page