Fizemos uma lista com as 5 principais causas de sangue na urina

Atualizado: 4 de jan. de 2023

5 causas de sangue na urina e o que fazer a respeito

Introdução: Sinais, Sintomas e Diagnóstico

Se houver sangue na urina, existem alguns sinais e sintomas que você deve estar ciente.

1. A cor da urina muda para vermelho rosado ou cor de ferrugem.

2. O sangue pode ser visível no vaso sanitário após a micção mas existem casos em que o sangue é apenas detectado em exames laboratoriais.

3. A pressão arterial pode ficar baixa devido à perda de hemoglobina no sangue

4. Podem aparecer estrias vermelhas na amostra de urina quando ela é examinada em casa ou por um médico

5. Pode haver dor na parte inferior do abdômen ou nos órgãos genitais

6. Você também pode sentir náuseas e vômitos

O diagnóstico é feito quando os exames revelem alterações como: infecção urinária, câncer de bexiga, doença renal, câncer de próstata, doenças uretrais ou causa relacionada a trauma

Causa 1 - infecção urinária ou infecção do trato urinário (ITU)

As ITUs são uma causa muito comum de dor ou sangue ao urinar, assim como dor nas costas. Pode afetar mulheres com mais frequência do que homens.

Os sintomas mais frequentes de ITU incluem dor ou ardor ao urinar, necessidade frequente de ir ao banheiro e, às vezes, febre e calafrios.

O tratamento mais comum de ITU são antibióticos, mas também depende da gravidade da infecção. Os antibióticos são as medicações mais usadas.

Se for uma infecção mais complicada, o paciente pode ter que fazer um cateterismo ou até uma cirurgia para remover algum tecido infectado de sua bexiga, que é chamada de cistoscopia.

Se você suspeitar que está com uma infecção do trato urinário, certifique-se de consultar o seu médico o mais rápido possível para que ele possa lhe dizer o que precisa ser feito a seguir!

Causa 2 - Pedras nos rins (palavra-chave: diagnóstico de pedra nos rins)

Pedras nos rins são uma causa rara de infeção urinária mas uma causa frequente de dores nas costas.

O diagnóstico é feito através da ultrassonografia e exames de urina à procura de bactérias.

Uma condição pouco frequente são os cálculos de estruvita, que são compostos mistos de minerais e matéria orgânica produzida por bactérias na urina. O quadro é comum em pessoas que apresentam múltiplos episódios de infecções nos rins, a pielonefrite crônica.

O tratamento consiste no uso de antibióticos e a cirurgia para a remoção completa dos cálculos.

Causa 3 - Cistite Intersticial ou Síndrome da Bexiga Dolorosa "PCS"

A cistite intersticial, também chamada de síndrome da bexiga dolorosa (PBS), é uma doença crônica da bexiga caracterizada pela inflamação do revestimento da bexiga.

A Fundação ICRC-PBS estima que existam mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem com a doença. Não há cura para o IC / PBS, o que muitas vezes é frustrante e isolante para aqueles que sofrem com ele.

Os sintomas desta condição são frequentemente confundidos com os da infecção urinária por bactérias.

Causa 4 - Doença renal policística "PKD"

PKD é uma doença crônica que afeta os rins. É a doença renal hereditária mais comum, afetando aproximadamente 1 em 50.000 pessoas.

Causa possível: a causa de PKD não é clara; no entanto, pode ser devido a mutações genéticas ou fatores ambientais.

As células do rim aumentam de tamanho e formam aglomerados chamados rins policísticos (daí o nome). Essas células policísticas podem exercer pressão sobre o tecido renal vizinho e reduzir a função renal, podendo levar à doença renal em estágio terminal (ESRD).

A maioria das pessoas não tem sintomas. Entretanto, pode causar sangramento na urina e dores nas costas em algumas situações.

Causa 5 - câncer de próstata ou bexiga

Os cânceres de próstata e bexiga podem causar uma variedade de sintomas e sinais. Esses incluem:

- Dor na urina: dor ou queimação ao urinar

- Urgência: necessidade repentina e compulsiva de urinar

- Frequência: necessidade de urinar com mais frequência do que o normal

Fica claro que os sintomas relacionados à via urinária são os mesmos em diversas doenças. O papel do médico urologista é investigar de forma sistemática e selecionar o tratamento mais adequado para cada paciente.

procure um urologista mais próximo de você e faça seu preventivo periódico.

Cuide do seu bem maior. Saúde!

Escrito por: Dr. Bruno Benigno - CRM SP 126265 | RQE 60022

19.912 visualizações0 comentário