top of page

Observação, raspagem, radioterapia ou cirurgia? Qual o melhor tratamento para o câncer de bexiga?




Introdução: Estatísticas sobre o câncer de bexiga e fatores de risco


O câncer de bexiga é uma doença que tem afetado um número crescente de pessoas ao redor do mundo. Este artigo visa apresentar informações claras e objetivas sobre a doença, bem como discutir as estratégias atuais para seu diagnóstico e tratamento.


Como fazemos o diagnóstico do câncer de bexiga


O diagnóstico do câncer de bexiga é estabelecido através da combinação de três exames fundamentais: a ressonância magnética, a citologia urinária e a RTU (Ressecção Transuretral) de bexiga. Dessa forma, conseguimos obter informações sobre a presença e características do tumor.


Identificação da profundidade de invasão do tumor na parede da bexiga


A invasão tecidual é um fator crucial para determinar o tratamento mais adequado ao paciente. Tumores superficiais podem ser tratados com Bacilo Calmette-Guérin (BCG) e RTU de bexiga. Já tumores mais profundos, que infiltram a parede da bexiga, podem ser tratados com radioterapia conjunta à quimioterapia ou através da retirada total da bexiga, denominada cistectomia.


Estratégias de preservação da bexiga com radioterapia e quimioterapia


Preservar a função da bexiga é uma prioridade no tratamento deste tipo de câncer. A combinação da radioterapia e quimioterapia tem sido eficaz nesse sentido, permitindo que alguns pacientes evitem procedimentos mais invasivos, como a cistectomia.


Cirurgia robótica para o tratamento do câncer de bexiga

A cirurgia robótica tem se mostrado uma alternativa inovadora e eficiente no tratamento do câncer de bexiga. Essa técnica permite que as intervenções cirúrgicas sejam mais precisas, resultando em menor trauma aos tecidos e melhor recuperação pós-operatória.


Técnicas de reconstrução da bexiga com segmento do intestino

Após a cistectomia, algumas técnicas permitem a reconstrução da bexiga utilizando segmentos do intestino. A neobexiga continente é um exemplo dessa abordagem, possibilitando a preservação da função urinária nos pacientes submetidos à este procedimento.


Qualidade de vida após a cirurgia para tratamento do câncer de bexiga

A qualidade de vida após uma cirurgia para tratar o câncer de bexiga é uma preocupação fundamental dos profissionais envolvidos no tratamento e acompanhamento destes pacientes. Graças aos avanços na medicina, diversas abordagens e técnicas têm sido desenvolvidas para maximizar o bem-estar dos pacientes ao longo do processo terapêutico.



🔸Não deixe para amanhã cuidados que precisam ser diários! ☎(11) 2769-3929 📱(11) 99590-1506

Faça contato direto pelo whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt

Agende online: http://bit.ly/2WMMiCI

Rua Borges Lagoa 1070, Cj 52 Vila Mariana - São Paulo - SP

Dr. Bruno Benigno - CRM: 126.265


158 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page