Parei de ter pedras nos rins depois de ver este vídeo. Dicas práticas com Urologistas

O que são os cálculos renais e como se formam?

Os cálculos renais são pedras que surgem nos rins e vias urinárias formadas por substâncias como cálcio e ácido úrico, que podem se acumular quando presentes em excesso na urina

- Os cálculos renais são causados por alterações na acidez e composição da urina, fazendo com que essas substâncias formem cristais e se agrupem nos rins e vias urinárias

Quais são os sintomas de cálculo renal e como confirmar? - Os sintomas de cálculo renal podem variar dependendo do tamanho, localização e movimentação das pedras. Os mais comuns são: dor intensa nas costas ou na barriga; dificuldade ou dor para urinar; sangue na urina; náusea e vômito - Para confirmar o diagnóstico de cálculo renal, o médico pode solicitar exames de imagem como ultrassom ou tomografia computadorizada, que permitem visualizar as pedras nos rins ou vias urinárias

Quais são os tipos de cálculo renal e como diferenciá-los? - Os principais tipos de cálculos renais são:

- Cálculos de cálcio: são os tipos mais comuns de cálculos renais; podem ser formados por oxalato ou fosfato de cálcio; geralmente estão relacionados a fatores genéticos, dietéticos ou metabólicos

- Cálculos de ácido úrico: geralmente estão relacionados à maior acidez da urina, que favorece a formação de cristais dessa substância; podem estar associados a doenças como gota, diabetes ou obesidade

- Cálculos de estruvita: podem ser causados devido à infecção urinária por alguns microorganismos que provocam diminuição da acidez da urina; tendem a crescer rapidamente e ocupar todo o rim

- Cálculos de cistina: são raros e causados por um distúrbio genético que leva ao excesso dessa proteína na urina; costumam ser recorrentes e resistentes ao tratamento

- Para diferenciar os tipos de cálculo renal, o médico pode solicitar uma análise química das pedras após sua eliminação ou remoção cirúrgica

Como é feito o tratamento de cálculo renal e quais são as opções disponíveis?

- O tratamento de cálculo renal depende do tamanho, localização e tipo das pedras.

As opções disponíveis são:

- Tratamento conservador: consiste em aumentar a ingestão de líquidos, usar analgésicos para aliviar a dor e tomar medicamentos para facilitar a eliminação das pedras pela urina; é indicado para casos de pedras pequenas (menores que 5 mm) e sem complicações

🔸contato: ☎(11) 2769-3929 📱(11) 99590-1506 | whatsapp: 📲 https://bit.ly/2HCRkgt 💻 https://www.clinicauroonco.com.br/ Agenda: http://bit.ly/2WMMiCI R. Borges Lagoa 1070, Cj 52 V. Mariana - São Paulo - SP Dr. Bruno Benigno CRM SP 126265 Urologista do H. Alemão Oswaldo Cruz Uro-oncologia e Cirurgia robótica Instagram: @dr_benigno

5.178 visualizações1 comentário