UA-116285209-1
 
  • Dr. Bruno Benigno

Receita infalível para você ter pedras nos Rins! Previna-se.

As altas temperaturas e o tempo seco causados pelo verão aumentam os índices de desidratação e, consequentemente, aumentam os episódios de cólicas renais e surgimento de pedras nos rins.


Em seu canal no Youtube, o Dr. Bruno Benigno (CRM SP 126265), urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e diretor da Clínica Uro Onco, motivado pelas ondas intensas de calor na região Sul e Sudeste nesta época do país,

explica que esses índices podem ser explicados por hidratação inadequada, consumo excessivo de sal na alimentação, e características genéticas de cada um.




Recomendações do médico:


  • Ingerir pelo menos 2L de água por dia;

  • Em dias mais quentes e secos, observar a cor da urina. Se ela estiver em uma tonalidade mais clara (como a do champagne, por exemplo), a cor está adequada. Agora, se a cor for um amarelo escuro, bem concentrada, e a urina com pouco volume, é importante que beba líquido com maior frequência, para deixar a micção mais clara. Isso possibilita um funcionamento adequado dos rins, diminui o risco de formação de cálculos renais e faz bem para o organismo;

  • Tomar cuidado com sucos que são ricos em açúcar ou água de coco em excesso, que podem ser ricos em sódio.


Aviso: caso o paciente tenha problemas cardíacos ou renais e faz hemodiálise, as orientações referentes a beber água podem não se aplicar, pois talvez não possam ingerir grande quantidade de água em excesso. É muito importante que um médico seja consultado previamente para indicar o tratamento adequado.


O Dr. Benigno reitera que, se você já tem um histórico de pedras nos rins, esse é o momento de pensar em prevenção, porque a sazonalidade dos cálculos renais tende a aumentar nas estações mais quentes.




Escrito por: Sofia Carnavalli | Assessoria de Imprensa

do Dr. Bruno Benigno.



2.606 visualizações0 comentário